Existem várias opções para consolidar dois documentos do Word 2013. As funções básicas de copiar/colar ou arrastar e soltar replicam rapidamente o texto em outro documento, mas não estabelecem um vínculo entre os dois. O uso da função Inserir objeto do Word insere texto de outro documento e, opcionalmente, estabelece um link para o arquivo original, para que as edições no documento de origem apareçam automaticamente no arquivo de destino copiado. Você também tem a opção de adicionar um ícone de arquivo que inclui apenas um link de referência conveniente para o arquivo de origem.
Copiando texto diretamente
Um dos métodos mais simples de consolidação de arquivos é usar a área de transferência. Realce o texto que deseja copiar ou pressione "Ctrl-A" para destacar todo o documento e, em seguida, pressione "Ctrl-C" para copiá-lo. Clique em qualquer lugar no documento de destino e pressione "Ctrl-V" para copiar o texto, incluindo qualquer formatação. Às vezes surgem problemas de formatação (mais sobre isso depois), mas você pode remover a formatação original pressionando "Ctrl-Alt-V" para colar e selecionando "Texto não formatado" na janela Colar especial. Essa janela também oferece uma opção "Colar link" que cria um link para o arquivo original, para que as edições no documento de origem sejam atualizadas automaticamente no arquivo de destino quando abertas.
Arrastar e soltar texto
Arrastar e soltar oferece um método mais rápido de transferência de texto entre dois documentos do Word abertos. Realce o texto de origem e, em seguida, clique e arraste-o para o destino. O Word exibe um cursor que rastreia os movimentos do mouse e, quando você solta o botão do mouse, o Word copia o texto selecionado para esse local do cursor.
Usando o recurso Inserir objeto
Usar a função Inserir Objeto coloca todo o conteúdo de um documento do Word em outro. Clique na guia "Inserir", selecione "Objeto" no grupo Texto e escolha a guia "Criar do arquivo". Você pode então "Procurar" para outro documento do Word. Se nenhuma opção for selecionada, o Word incluirá todo o conteúdo do arquivo de origem como texto editável. No entanto, selecionar a opção "Link para arquivo" adiciona o texto em uma caixa de texto somente leitura que não permite edição, exceto dentro do arquivo original; as edições no arquivo original são refletidas automaticamente no arquivo de destino na próxima vez que você o abrir. Selecionar "Exibir como ícone" adiciona um ícone do Word DOCX que abre o arquivo original quando clicado.
Inserindo texto do arquivo
Clique no menu suspenso "Objeto" no grupo Texto da guia Inserir e selecione "Texto do arquivo" para adicionar texto não vinculado e editável. Essa opção tem a mesma função de procurar um arquivo na janela Objeto, mas não oferece as opções "Vincular ao arquivo" ou "Exibir como ícone". No entanto, se você não precisar dessas opções adicionais, usar essa abordagem economiza alguns cliques.
Problemas de formatação
Cada pedaço de texto em um documento do Word é atribuído a um estilo; se você não atribuir um estilo manualmente, o texto usará automaticamente o estilo "Normal" por padrão. Todos os métodos de cópia de texto, exceto a opção Colar especial para remover a formatação, transferem a formatação por padrão, mas podem surgir problemas se ambos os documentos usarem o mesmo nome para estilos com formatação diferente. Nesses casos, os estilos no documento de destino são usados no lugar dos estilos originais de mesmo nome. Esse é o caso mais frequente ao transferir texto de um arquivo criado por uma versão mais antiga do Word que usa estilos padrão diferentes.