A Lixeira armazena os arquivos excluídos até que seu tamanho máximo seja atingido, quando os arquivos mais antigos são removidos permanentemente. No entanto, você pode esvaziar a Lixeira a qualquer momento para recuperar espaço no disco rígido e impedir que os arquivos sejam recuperados. Você pode fazer isso através do ícone da Lixeira na área de trabalho ou no Explorador de Arquivos, ou pode usar o utilitário Limpeza de Disco do Windows 8. Você também pode ignorar a Lixeira ao excluir arquivos individuais ou alterar as configurações da Lixeira para sempre excluir arquivos permanentemente.
Esvaziar a Lixeira
Clique com o botão direito do mouse no ícone da Lixeira na área de trabalho, selecione "Esvaziar Lixeira" e clique em "Sim" para confirmar a exclusão. Você também pode executar este procedimento no ícone da Lixeira do painel direito do File Explorer, mas talvez seja necessário habilitá-lo primeiro clicando com o botão direito do mouse em uma área vazia do painel esquerdo e selecionando "Mostrar todas as pastas". Se você quiser ver que outro espaço você pode recuperar enquanto esvazia a Lixeira, abra a tela de pesquisa do Windows 8, procure por "limpar espaço em disco" e selecione "Limpar espaço em disco excluindo arquivos desnecessários". O utilitário de limpeza de disco resultante procura maneiras de recuperar espaço em disco e oferece a opção de selecionar a Lixeira para esvaziar.
Ignorando a Lixeira
Você pode ignorar a Lixeira para exclusões de arquivos individuais pressionando "Shift-Delete". Para sempre ignorar a Lixeira, clique com o botão direito do mouse no ícone "Lixeira" e selecione "Propriedades". Clique em "Não mover arquivos para a Lixeira..." e selecione "Aplicar". Essa janela também oferece a opção de reduzir o tamanho da Lixeira para que a exclusão automática de arquivos comece com um volume total menor.