>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como desfragmentar no Linux


Computadores baseados em Windows requerem manutenção regular para operar com eficiência máxima. Usuários antigos geralmente têm uma lista de tarefas de manutenção de rotina a serem executadas, como desfragmentar ou "desfragmentar" o disco rígido. Em uso normal, seu computador tende a espalhar pedaços de arquivos onde houver espaço e, com o tempo, isso pode diminuir drasticamente seu desempenho. Os usuários que mudam para o Linux geralmente assumem que ainda precisarão fazer isso, mas raramente é o caso.

Não se preocupe


O Linux usa um sistema de arquivos robusto e eficiente. Por causa de suas raízes no antigo sistema operacional Unix, o Linux - embora seja um excelente sistema operacional de usuário único - também foi desenvolvido para suportar vários usuários em aplicativos de alto volume. Seus sistemas de arquivos são projetados para gravar os "blocos" de dados que compõem um arquivo ou programa na mesma parte de seu disco rígido, ou pelo menos mantê-los muito próximos uns dos outros. Em termos práticos, como um único usuário executando uma versão desktop do Ubuntu, Mint ou outras distribuições Linux populares, é improvável que você precise desfragmentar sua unidade.

A exceção


Os usuários que frequentemente escrevem e excluem arquivos grandes, como filmes completos, podem eventualmente se beneficiar da desfragmentação. Se você se sente confortável usando a interface de linha de comando do Linux, ou CLI, um utilitário chamado "defragfs" funciona bem. Baixe o utilitário da página do projeto Sourceforge ou de outra fonte e copie o arquivo para o diretório /usr/bin. Digite "make defragfs" - sem as aspas - no prompt de comando para descompactar o utilitário. Para ver se sua unidade realmente precisa de desfragmentação, digite "defragfs /mnt/hda1" -- novamente, sem as aspas -- substituindo hda1 se necessário pelo nome real da sua unidade. Siga as instruções para desfragmentar sua unidade, se necessário, ou para cancelar.