Uma das principais funções de um administrador de sistemas ou rede é proteger a rede. Isso pode ser feito usando não apenas senhas e software de criptografia, mas também adicionando firewalls e proxies. Um servidor proxy permite que usuários finais internos acessem a Internet, no entanto, impede certos acessos a sites proibidos, bem como filtra conexões ou mensagens de entrada. Um servidor proxy configurado corretamente ajuda a proteger a rede e melhora o desempenho.
Etapa 1
Configure o WinProxy. WinProxy é amplamente utilizado para servidores baseados em Windows, que também fornece Network Address Translation (NAT) e também suporta HTTP, Real Audio, Real Video, FTP, Telnet, Secure Sockets e DNS. O sistema é popular porque não precisa ter nenhum software carregado no lado do cliente, economizando tempo e esforço.
Etapa 2
Certifique-se de que todos os sistemas, incluindo os sistemas do cliente, foram configurados com TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). TCP/IP é a linguagem ou protocolo básico de comunicação utilizado pela Internet, bem como pelas redes privadas, para acessar a intranet (sites internos) ou extranet (sites externos).
Etapa 3
Execute o assistente de instalação para o WinProxy. Você precisaria inserir inicialmente a chave do produto na tela inicial para registrar o produto.
Etapa 4
Selecione o tipo de conexão com a Internet e escolha o nome da sua conexão.
Etapa 5
Digite o nome de usuário e a senha da sua conexão com a Internet.
Etapa 6
Deixe os scripts de configuração automática do WinProxy serem executados. Isso permite que o WinProxy atribua endereços IP (Internet Protocol) automaticamente a cada dispositivo dentro da LAN (Local Area Network), ou seja, as conexões internas. Cada IP é único em cada dispositivo.
Etapa 7
Siga o prompt para se desconectar da sua rede, se você já estiver conectado. O WinProxy passará então pelas verificações de cada operação.
Etapa 8
Verifique se o seu servidor proxy funciona fazendo com que um testador ou computador cliente teste o sistema. A pessoa deve ter permissão para passar pelos locais selecionados. Além disso, o servidor proxy deve ser capaz de verificar a URL (Uniform Resource Locator) das solicitações de saída feitas para páginas da Web. Isso é feito inspecionando mensagens HTTP GET e POST. Por fim, o sistema também deve ser capaz de ver o tráfego de dados de entrada, incluindo a filtragem do conteúdo das mensagens de entrada.
Dica
Para bloquear endereços específicos, você pode ajustar as configurações ou adicionar este endereço IP como restrito para os usuários se conectarem.