A pele brilhante que você vê nas fotografias de revistas não é apenas graças à iluminação com qualidade de estúdio - é o resultado de um processo de retoque de fotos que você pode replicar usando uma única camada com um filtro aplicado no Photoshop CC. Opcionalmente, você pode mascarar a camada para aplicar o efeito apenas a partes da imagem; como o processo escurece um pouco a pele, você também pode querer clarear a imagem resultante depois de terminar.
Adicionando o efeito Skin Glow
Etapa 1
Abra sua imagem no Photoshop. No painel Camadas, arraste a camada "Plano de fundo" para o botão "Nova camada" para duplicá-la.
Etapa 2
Defina o modo de mesclagem da camada recém-criada para "Soft Light" usando o menu suspenso no painel Camadas.
Etapa 3
Clique em “Filtro”, passe o mouse sobre “Blur” e selecione “Gaussian Blur”.
Etapa 4
Certifique-se de que a caixa de seleção "Visualizar" esteja ativada para que você possa ver o efeito que a ferramenta tem em sua imagem. Desfocar essa camada suaviza as linhas da imagem, dando a ilusão de uma pele brilhante; o efeito varia dependendo da quantidade de desfoque. Não há valor que funcione com todas as imagens, então ajuste o controle deslizante "Raio" até encontrar um resultado que você goste e clique em "OK". Se você estiver satisfeito com a aparência geral da sua imagem, pode parar por aqui.
Removendo o brilho de partes da imagem
Etapa 1
Clique no botão "Adicionar máscara de camada" no painel Camadas. Fazer isso define automaticamente as cores de primeiro plano e de fundo para preto e branco, respectivamente.
Etapa 2
Pressione "B" para alternar para a ferramenta Brush e selecione a predefinição "Soft Brush" usando o menu suspenso na barra de opções.
Etapa 3
Pinte a máscara de camada com preto para ocultar as partes da camada correspondentes às áreas da imagem das quais deseja remover o efeito de brilho. Por exemplo, você pode querer fazer isso para o cabelo, roupas ou olhos da pessoa na foto. Pressione "[" para diminuir o tamanho do pincel e "]" para aumentá-lo; pressione "X" para alternar as cores do primeiro plano e do plano de fundo e pinte a máscara de camada com branco se você acidentalmente ocultar uma parte da camada que não pretendia.
Clareando a imagem
Etapa 1
Duplique a camada e defina o modo de mesclagem da camada recém-criada para “Tela”.
Etapa 2
Reduza a opacidade da camada para um valor que funcione para sua imagem. Para a maioria das imagens, isso é simplesmente uma questão de experimentar até encontrar algo que pareça bom. Depois de encontrar esse valor, está feito.
Se sua imagem tiver muito contraste entre luz e sombra, no entanto, talvez você não consiga encontrar um valor de opacidade que faça toda a imagem parecer boa. Nesse caso, ajuste a opacidade até que as áreas sombreadas e mais escuras da imagem pareçam como você deseja. Agora você fica com áreas de luz excessivamente brilhantes na imagem.
Etapa 3
Adicione uma máscara de camada à camada, se você pulou a segunda seção e ela ainda não tem uma. Usando um pincel macio preto, pinte a máscara de camada sobre as partes da imagem que são muito brilhantes - isso oculta a camada nessas áreas, escurecendo-as efetivamente.