Ao expandir uma rede de computadores existente ou construir uma nova, um dos muitos dispositivos que podem ser usados no processo é um hub Ethernet. Um hub é um dispositivo simples que conecta vários computadores juntos e ao resto da rede, permitindo que a comunicação ocorra entre todos os dispositivos conectados. Quando não há necessidade das funções aprimoradas disponíveis em um roteador ou da maior velocidade de comunicação de um switch, um hub Ethernet pode ser uma maneira eficiente de criar ou expandir uma rede a um custo menor quando comparado a um roteador ou switch.
Etapa 1
Encontre a porta WAN ou uplink do hub Ethernet. Normalmente, ele está localizado na parte traseira da unidade e geralmente é separado das portas LAN.
Etapa 2
Conecte um cabo Ethernet da porta WAN do hub à porta Ethernet do modem da Internet ou, se estiver expandindo uma rede, a uma porta LAN vazia no roteador, switch ou hub da rede existente.
Etapa 3
Conecte um cabo Ethernet em uma das portas LAN no hub Ethernet e conecte a outra extremidade do cabo ao computador ou dispositivo que será adicionado à rede. Repita para qualquer outro dispositivo que precise estar na rede.
Etapa 4
Ligue o hub Ethernet e os computadores ou outros dispositivos conectados a ele. Na frente do hub haverá uma série de LEDs que correspondem a cada porta LAN e WAN no hub. Cada porta que possui um cabo conectado a ela deve ter um ou mais LEDs acesos que representam essa porta. Caso contrário, verifique as conexões e troque o cabo Ethernet, se necessário.
Etapa 5
Defina as configurações de rede em cada computador conectado. Se você estiver expandindo uma rede e a rede usar DCHP, ou endereçamento IP dinâmico, nenhuma configuração será necessária. Em redes que usam endereçamento IP estático ou em uma nova configuração de rede usando o hub Ethernet, cada computador ou dispositivo deve receber um endereço IP exclusivo. Os endereços IP locais devem usar os pools de endereços “privados” permitidos que não interferem nos endereços da Internet. Os endereços aceitáveis incluem 192.168.x.x, 172.16.x.x a 172.31.x.x ou 10.x.x.x. O “x” representa um número escolhido pelo usuário, de 0 a 254. Todos os computadores da rede devem compartilhar os três primeiros números do endereço, com o número final representando o computador individual. Em uma rede com três computadores, por exemplo, o primeiro pode ser 192.168.1.1, o segundo pode ser 192.168.1.2 e o terceiro pode ser 192.168.1.3, embora o número final não precise ser sequencial.
Etapa 6
Clique no botão "Iniciar" no Windows, selecione "Painel de controle" e clique duas vezes no ícone "Conexões de rede".
Etapa 7
Clique com o botão direito do mouse no ícone do adaptador Ethernet e selecione “Propriedades”. Clique na caixa de seleção “Protocolo de Internet (TCP/IP)” e pressione o botão “Propriedades”.
Etapa 8
Selecione o botão de opção rotulado "Use o seguinte endereço IP". Insira um endereço IP exclusivo para o computador e a máscara de sub-rede aplicável. Se um roteador for usado na rede, insira o endereço IP do roteador como o gateway padrão. Pressione o botão “OK” e reinicie, se necessário.
Etapa 9
Ative o compartilhamento de arquivos e impressoras na caixa de diálogo “Propriedades” da placa Ethernet se os arquivos forem transferidos entre os computadores em rede.
Etapa 10
Clique no botão “Iniciar”, selecione “Painel de Controle” e clique duas vezes no ícone “Sistema”. Selecione a guia "Nome do computador" e clique no botão "Alterar" para definir o nome de rede do computador. Na caixa “Nome do computador”, digite um nome exclusivo para o computador. Na seção "Membro de", escolha o botão de opção "Grupo de trabalho" e insira o grupo de trabalho da rede. Se estiver configurando uma nova rede, esse nome pode ser alterado, mas todos os computadores da rede devem compartilhar o mesmo nome de grupo de trabalho.
Etapa 11
Verifique se todos os computadores podem acessar a rede e a Internet se estiverem conectados.
Aviso
A configuração incorreta do endereço IP estático pode afetar a capacidade de toda a rede de se comunicar adequadamente.