Pode haver muitas razões pelas quais um proprietário de uma impressora fotográfica Canon (impressoras da série BJC, Pixma, "i" ou "S") pode querer remover a caixa externa de sua impressora - talvez um clipe de papel tenha caído dentro e atolado as coisas acima; talvez haja um atolamento de papel lá no fundo; ou talvez eles precisem chegar ao tanque de tinta, porque estão recebendo uma mensagem de erro que diz "Tanque de tinta residual cheio". O último motivo é o motivo pelo qual estou incluindo este artigo como parte da série sobre como lidar com um tanque de tinta cheio e o fato de que ele desligou sua impressora (consulte os artigos relacionados abaixo para o restante da série). Seja qual for o motivo, tirar o estojo da impressora geralmente é um mistério que encerra essa nobre missão antes mesmo de começar, mas não precisa ser assim - você está pronto? - vamos fazer isso.
Etapa 1
OK, a primeira coisa que você precisa saber é que todas as impressoras fotográficas Canon usam mecanismos de clipe simples para prender a caixa externa ao corpo da impressora e à base tipo bandeja (que segura o tanque de tinta, que não é realmente um tanque, mas vários mata-borrões usado para absorver a tinta excedente não usada em seu texto ou foto - e há MUITA tinta excedente!). E o que você precisa procurar são pequenas marcas de "seta" em vários pontos do lado de fora do gabinete. Essas setas geralmente ficam ao lado de uma pequena abertura retangular no gabinete (veja a foto aqui). Esses clipes podem ser soltos inserindo uma chave de fenda de ponta chata na pequena ranhura retangular e empurrando-a para dentro (ou às vezes, para cima ou para baixo).
Etapa 2
Onde começar? Boa pergunta. E a resposta depende de qual modelo de impressora você está trabalhando. Por favor, tenha paciência comigo, mas como estamos falando de muitas impressoras diferentes aqui, haverá algumas exceções a essas instruções genéricas. Vou tentar cobrir o máximo de exceções que puder, mas vou perder algumas porque não trabalhei em todas as impressoras fotográficas da Canon! Normalmente, você começará na parte de trás do estojo para removê-lo. Mas nos modelos Pixma, você precisará começar removendo primeiro a guarnição lateral - ela também é marcada por uma impressão de seta (levante a porta superior, olhe no canto superior da guarnição e deslize a chave de fenda na abertura sob a guarnição - à medida que a guarnição decola, ela se soltará dos clipes restantes). Se você tiver problemas com um caso Pixma, veja meu link para as excelentes instruções de Marcus abaixo em Recursos Adicionais. Depois de colocar o primeiro clipe na parte de trás, pode ser necessário deslizar uma lâmina de chave de fenda na abertura da caixa, para evitar que ela se feche novamente ao tentar o próximo clipe.
Etapa 3
Uma vez que você tenha os clipes traseiros soltos, procure pelas setas nas laterais. Eles devem abrir exatamente como os clipes traseiros. Na maioria dos modelos, além de haver dois clipes na parte de trás e dois clipes nas laterais, também há dois clipes na frente, mas infelizmente, por qualquer motivo, a Canon muitas vezes não conseguiu marcar esses clipes frontais tão claramente quanto em outros lugares. O caso.
Etapa 4
Onde são encontrados os clipes frontais? Novamente, depende do seu modelo. Se você tiver sorte, haverá setas indicando onde os clipes estão localizados - mas não dependa disso! Se você não vir nenhuma seta, procure por aberturas na área de saída de papel e por tiras de metal ou plástico atrás dessas aberturas - use sua chave de fenda para empurrar essas tiras para soltar os clipes. Há também outro tipo de clipe usado às vezes na frente, e esse requer que você simplesmente use as pontas dos dedos para mover uma área flexível do estojo para liberar o clipe - Marcus descreve esse tipo de clipe em suas instruções de remoção do estojo observadas abaixo em Recursos adicionais.
Etapa 5
Quando todos os clipes estiverem soltos, a caixa deve se erguer e sair do fundo semelhante a uma bandeja na qual o corpo da impressora está preso. Isso lhe dará acesso a quaisquer objetos estranhos que precisem ser removidos ou a quaisquer atolamentos de papel nas entranhas da impressora. Se sua intenção é limpar os mata-borrões de tinta residual, você está quase lá - consulte o artigo complementar, Como limpar o tanque de tinta residual da sua impressora fotográfica Canon, listado em Recursos adicionais.
Etapa 6
Quando chegar a hora de colocar o estojo de volta, ele simplesmente se encaixará de volta no lugar. Certifique-se de que toda a fiação esteja roteada de volta ao lugar antes de tentar substituir o gabinete. Pedaco de bolo.
Dica
Você nunca precisa usar força excessiva para soltar um clipe de caixa. Muita força só vai quebrar o plástico da caixa.
Aviso
Com a caixa fechada, tome cuidado para não tocar na fita plástica atrás do cabeçote de impressão ou nas placas douradas do cabeçote de impressão ou na área logo atrás do cabeçote de impressão. Se o comportamento da sua impressora for estranho após este procedimento, você pode querer limpar esses itens com álcool isopropílico. Nunca solte ou remova os parafusos da impressora pintados de vermelho - eles são vermelhos como um aviso para nunca tocá-los!