Introdução
Um subwoofer é essencialmente um alto-falante projetado para reproduzir as frequências de graves mais baixas replicadas pelo seu sistema estéreo. Os alto-falantes comuns reproduzem uma ampla faixa de frequência, mas geralmente não possuem as frequências graves mais profundas. Um subwoofer usa um woofer maior, bem como um amplificador embutido que alimenta o sinal para fornecer graves mais profundos e limpos. A maioria dos subwoofers são alimentados, o que significa que eles exigem sua própria fonte de alimentação individual de uma tomada elétrica para alimentar um amplificador embutido. Os subwoofers passivos não requerem sua própria fonte de alimentação dedicada e usam energia do amplificador do receptor.
Receptor para Subwoofer
Os subwoofers são conectados a um receptor de áudio ou pré-amplificador. O receptor envia sinais de baixa frequência (geralmente de 20 Hz a 100 Hz), referidos nas trilhas sonoras como efeitos de baixa frequência (LFE), via corrente elétrica para o subwoofer. O subwoofer amplifica a corrente e a converte em som através do uso de uma bobina magnética que provoca a vibração do cone do driver. Essa vibração resulta em ondas sonoras de baixa frequência sendo enviadas pelo ar.
Canal
Os sinais de baixa frequência não são direcionais como as frequências mais altas. Isso significa que o ouvinte tem mais flexibilidade na colocação do subwoofer, ao contrário dos alto-falantes esquerdo e direito que são muito sensíveis ao posicionamento e geralmente precisam ser direcionados para a posição de audição. Um subwoofer pode ser movido com base no layout da sala. A experimentação com diferentes posicionamentos também pode ajudar a determinar a melhor localização para a qualidade do som.