Sinais eletromagnéticos
A capacidade de um toca-fitas de fazer música começa com o dispositivo que armazena a informação musical:a própria fita cassete.
Uma cassete de áudio é uma máquina relativamente simples. Consiste em dois carretéis dentro de um invólucro de plástico oco. Entre esses carretéis é enrolado um pedaço de fita plástica plana que é revestida com uma camada de óxido férrico, uma substância metálica que, uma vez magnetizada, permanece assim pelo resto de sua vida. Esses mecanismos são protegidos por uma caixa externa de plástico (a palavra "cassete" na verdade se refere a isso).
Quando os sons são gravados em uma fita cassete, o processo envolve a impressão de um sinal eletromagnético no revestimento de óxido férrico na fita plástica. Embora o revestimento seja permanentemente magnético, o sinal em si não é e pode ser substituído a cada nova gravação.
A tradução do som em sinais elétricos ocorre dentro das estruturas de um microfone.
Canais e estéreo
O som para os lados "A" e "B" de uma cassete é gravado nos lados esquerdo e direito da fita de áudio, em vez de na parte superior e inferior. Colocados lado a lado em toda a largura da fita estão quatro canais de sinal de áudio, projetados para reprodução de som estéreo. Os canais de áudio esquerdo e direito do lado "A" são gravados em um lado da fita, enquanto os canais de áudio esquerdo e direito do lado "B" são gravados no outro.
Mecanismos
Os sinais elétricos são transferidos para a fita de áudio à medida que ela é esticada entre o cabrestante (um eixo de metal) e os rolos de borracha. Isso ocorre na parte inferior do cassete, onde a fita é esticada entre os dois eixos principais.
Um mecanismo motorizado gira os carretéis da fita girando eixos que são enfiados nos carretéis principais. Este motor deve ter uma velocidade de rotação constante para gravar e reproduzir com precisão os sons à medida que ocorrem. Outros mecanismos e motores dentro do toca-fitas mantêm a tensão da fita esticada. O cassete (invólucro externo de plástico) e seus mecanismos são feitos para caber dentro do funcionamento mecânico do toca-fitas/gravador.
Reprodução
O processo de reprodução acontece de maneira muito semelhante ao processo de gravação, exceto que, neste caso, o player está pegando os sinais eletromagnéticos do toca-fitas e convertendo-os em som de áudio amplificado. Nesse caso, a gravação eletromagnética no revestimento de óxido transmite sinais elétricos em vez de recebê-los.