A memória do computador armazena dados temporariamente para recuperação rápida. Quando a maioria dos usuários de computador se refere ao termo, eles estão se referindo à memória principal do computador. Isso também é chamado de memória de acesso aleatório (ou RAM para abreviar). No entanto, chips de memória de vários tipos são integrados a praticamente todos os dispositivos eletrônicos que você possa imaginar, incluindo máquinas de café, micro-ondas, roteadores de rede e telefones celulares.
Recursos
A unidade central de processamento - ou CPU - de um computador funciona através de um fluxo constante de dados que passa pela memória do computador. A capacidade de armazenar informações na memória aumenta a velocidade geral do computador, pois recuperar informações diretamente do disco rígido levaria muito mais tempo. Quanto mais memória um computador tiver, melhor ele será capaz de lidar com o processamento de grandes quantidades de dados. Grandes reservas de memória são benéficas para processamento intensivo de aplicativos, jogos, edição de fotos, edição de vídeo e modelagem complexa.
Função
A memória do computador é volátil. Ele depende da eletricidade que flui constantemente através dele em uma tensão controlada para continuar armazenando a memória. O computador lê e grava novos dados na memória a uma taxa constante, enviando dados para os vários componentes da máquina, como a placa de vídeo ou a placa de rede.
Efeitos
Quando uma pessoa abre um arquivo de imagem armazenado em seu disco rígido, o que realmente está acontecendo é que o disco rígido envia dados para a memória do computador. A memória então o encaminha para o processador e a placa de vídeo. Se o usuário manipular a fotografia, ele está alterando os dados atualmente armazenados na memória. Quando ele está satisfeito com seu trabalho e decide salvar o arquivo com um novo nome, a memória então transmite a imagem atualizada para o disco rígido para armazenamento permanente.
Equívocos
Quando muitas pessoas usam a palavra "memória" em referência a computadores, elas se referem ao disco rígido. Os discos rígidos armazenam dados permanentemente, mas os discos não são considerados memória no significado técnico da palavra. O termo memória refere-se a unidades temporárias de armazenamento de dados. No entanto, os discos rígidos podem separar setores para atuar como "memória virtual", uma área no disco rígido que atua como armazenamento suplementar temporário que ajuda o computador a fazer mais de uma só vez sem exigir que o usuário compre e instale mais unidades.
Tipos
Outros tipos de memória de computador incluem o cache localizado no processador, um tipo de memória de alto desempenho, mas de baixo tamanho, que armazena informações importantes que o processador pode precisar rapidamente, sem precisar esperar por outros tipos de memória mais lentos. A memória de vídeo, localizada nas placas de vídeo, auxilia a placa no armazenamento e transferência de dados gráficos para processamento.