Um alto-falante de áudio de três vias produz som de três dispositivos separados chamados drivers de médio alcance, woofer e tweeter, cada um com sua maior eficiência em uma faixa específica de frequências. Como os drivers são otimizados para funcionar em uma determinada faixa, o alto-falante oferece um som mais claro e preciso do que com um único driver de uso geral para todas as frequências de áudio.
Woofer
O woofer é o maior driver do alto-falante, normalmente medindo de 5 a 12 polegadas de diâmetro. Gera sons graves na faixa de graves, como bateria, explosões e trovões. A maioria dos woofers consiste em um cone feito de papel ou plástico, um forte ímã permanente e uma bobina de fio. O sinal de áudio na bobina cria um campo magnético que empurra e puxa contra o campo do ímã permanente, fazendo com que o cone vibre e faça som. O woofer produz as vibrações sonoras mais fortes dos três drivers e consome quantidades relativamente grandes de energia.
Tweeter
O tweeter é o menor driver no alto-falante, geralmente medindo não mais do que alguns centímetros de diâmetro. Como o nome sugere, ele funciona na extremidade aguda do espectro de áudio, produzindo sons agudos, como flautas e címbalos. Sem um tweeter, a música de um alto-falante perde muito de seu brilho e clareza, assumindo um som abafado e abafado.
Médio alcance
Embora um driver de alto-falante de médio alcance se assemelhe a um woofer, ele é menor, raramente excedendo 8 polegadas de diâmetro. Por causa do tamanho, o mid-range produz frequências sonoras intermediárias entre as notas baixas do woofer e os agudos do tweeter; fala, vocais e a maioria das músicas instrumentais se enquadram nessa faixa. Um driver de médio alcance pode produzir um som razoável por conta própria, embora não tenha força de graves e brilho de agudos. Alguns alto-falantes têm mais de um driver de médio alcance, permitindo que o alto-falante lide com mais potência e produza um som mais alto e mais completo.
Circuitos cruzados
Para otimizar o som do alto-falante, um conjunto de circuitos eletrônicos chamados crossovers alimentam cada driver com uma versão filtrada do sinal de áudio do amplificador ou receptor. Um circuito de crossover alimenta o woofer apenas com sinais de baixa frequência, outro crossover envia altas frequências para o tweeter e um terceiro fornece frequências de médio alcance para o driver de médio porte. Esses circuitos geralmente ficam escondidos dentro do gabinete do alto-falante; na maioria dos casos, eles nunca precisam de ajuste ou manutenção.
Compras
Todas as partes do alto-falante, incluindo o gabinete, drivers e crossover, influenciam o som de maneiras complexas. Embora um alto-falante possa ter excelentes especificações no papel, pode não soar bem aos seus ouvidos. Como o som bom e ruim são altamente subjetivos, vale a pena ouvir os alto-falantes primeiro em um bom ambiente de audição e com o tipo de música que você gosta antes de comprá-los.