A ideia de se tornar um provedor de serviços de Internet (ISP) é uma perspectiva atraente para muitas pessoas que desejam iniciar seu próprio negócio. As chances são de que você nunca será o próximo AOL, mas não é impossível. Mesmo que você não se torne o maior provedor do mundo, você ainda pode ganhar uma vida muito boa fornecendo serviços de Internet para seu mercado local. Possuir seu próprio ISP também criará empregos para sua economia local e fará de você um membro valioso da comunidade.
Etapa 1
Escreva um plano de negócios. Uma coisa que todos os negócios de sucesso têm em comum é um plano de negócios escrito. Decida se você vai usar um serviço de banda larga ou um provedor de acesso discado. Saiba quais são os clientes em seu mercado e como você os alcançará. Identifique seus custos e crie um plano de como você assinará assinantes suficientes para cobrir os custos. Usar um plano de negócios é uma ferramenta eficaz para ajudar a manter sua empresa no caminho do sucesso.
Etapa 2
Estabeleça sua estrutura corporativa. Determine se o seu ISP será uma empresa individual, uma parceria ou uma sociedade de responsabilidade limitada. Depois de identificar como sua empresa será estruturada, você pode registrar sua empresa como uma empresa. Vá ao escritório do funcionário da cidade na cidade onde seu ISP estará localizado. O funcionário irá ajudá-lo a preencher a documentação necessária para estabelecer legalmente o seu negócio ISP.
Etapa 3
Scout para um local de escritório. Você só precisa de espaço para uma equipe administrativa, uma equipe de vendas e marketing e um departamento de suporte ao cliente. Forneça seu escritório com mesas, telefones e computadores para que todos os seus funcionários estejam adequadamente equipados para fazer seu trabalho.
Etapa 4
Localize instalações adequadas para hospedar os servidores que alimentarão seus negócios de ISP. Os servidores da sua rede empresarial podem ser alojados no seu escritório, mas os servidores do ISP requerem uma localização mais exigente. Quanto mais longe da companhia telefônica ou do backbone da Internet, mais caro seus switches e hubs custarão para operar. Tente encontrar uma instalação de co-localização de hospedagem ou um prédio de ISP que possa fornecer uma conexão direta com o backbone da Internet em sua área.
Etapa 5
Obtenha acesso ao backbone da Internet. A filosofia geral de operar um ISP é comprar grandes quantidades de transferência de dados a preços de atacado e depois vender essa mesma transferência a preço de varejo. A maneira de fazer isso é alugar o acesso ao backbone da Internet para sua rede. Este acesso pode ser alugado da companhia telefônica, operadora de cabo ou qualquer outra pessoa que possua cabeamento de banda larga.
Etapa 6
Determine quantas linhas T1 precisarão para acessar sua conexão com o backbone da Internet. Você pode esperar que cada linha T1 suporte a atividade da Internet de cerca de 200 usuários simultâneos. Como nem todos estarão online ao mesmo tempo, a maioria dos ISPs extrapola isso para significar que deve haver uma linha T1 para cada 1.500 assinantes. Monitore seu serviço com cuidado e, se perceber que seu sistema começa a ficar lento durante os horários de pico, aumente o número de linhas T1.
Etapa 7
Adquira um switch para usar com sua rede ISP. Muitos ISPs pequenos usarão o que é conhecido como POTS, que significa "serviço telefônico simples e antigo". Este é realmente um método desatualizado de gerenciamento de tráfego da Internet e não é recomendado. Você obterá resultados muito melhores usando um switch T1 de 24 canais, embora vários switches possam ser necessários se você configurar um grande número de linhas T1 na etapa anterior. Você também pode usar um switch PRI, que significa "interface de taxa primária".
Etapa 8
Compre um servidor de acesso para controlar o processo de login de seus assinantes em sua rede ISP. Os servidores de acesso combinam um banco de modems com um terminal de monitoramento de rede e são usados como gateway que verifica a conta de um usuário antes de conceder acesso a essa conta ao seu ISP. Os servidores de acesso mais populares são da 3Com e da Cisco. Outras marcas incluem Ascend, Nortel e Livingston.
Etapa 9
Compre os servidores de rede aos quais seus assinantes obtêm acesso. Esses servidores podem ser servidores sofisticados montados em rack ou computadores pessoais de alta potência. Você precisará de um servidor de rede ISP para cada uma de suas principais funções, que incluem servidores DNS, servidores de e-mail, navegação na web e grupos de notícias usenet. Um servidor para cada função será mais do que suficiente para a maioria dos ISPs de inicialização, embora você possa precisar expandir essa rede à medida que recebe um número maior de assinantes.
Etapa 10
Conecte todos os seus dispositivos. Usando um hub, localize todos os servidores de rede ISP atrás de um firewall, com o servidor de acesso na frente. O servidor de acesso deve estar conectado ao seu switch de Internet, que possui comunicação bidirecional com o backbone da Internet através das linhas T1 que você configurou. Agora você tem todo o hardware necessário para operar seu próprio ISP.
Etapa 11
Instale um programa de gerenciamento e cobrança de ISP na rede para gerenciar suas contas de assinante. Há uma série de programas que estão disponíveis comercialmente. Um programa de software ISP popular é o OptiGold ISP. Este programa gerenciará o acesso e cobrança de todos os seus assinantes. Você pode experimentar o programa gratuitamente por 30 dias. Se você gosta e deseja continuar usando, o custo é de apenas $ 1.000. Uma vez que este software tenha sido instalado em sua rede, agora você tem um ISP totalmente operacional e só precisa anunciar seu serviço para adquirir clientes.
Dica
Se você precisa apenas de um ISP dial-up simples, você pode considerar usar um pacote pronto para uso que fornecerá tudo o que você precisa imediatamente.