Seu novo scanner permite que você digitalize cópias impressas de documentos, fotos e arte - depois de instalado. Embora o processo de instalação de novo hardware, como scanners, seja consideravelmente mais fácil agora do que no passado, a tarefa ainda pode ser assustadora para um recém-chegado. O processo exato de instalação do seu novo scanner varia de um fabricante e modelo para outro, mas praticamente qualquer dispositivo de digitalização terá algumas semelhanças.
Preparação
Antes de começar, coloque tudo o que veio na caixa e verifique-o. Na maioria dos casos, isso inclui o próprio scanner, o manual do proprietário, cabos de conexão, um cabo de alimentação e um CD com software de digitalização e drivers de dispositivo. Certifique-se de que os cabos estejam livres de dobras ou danos, que o CD não tenha arranhões e, o mais importante, que tudo o que o manual pede durante a instalação esteja realmente incluído. Além disso, prepare seu computador para instalação:Deve haver portas desocupadas prontas para os cabos de conexão, bem como uma tomada elétrica próxima disponível. Ligue o computador e feche todos os programas não essenciais antes de iniciar a instalação.
Conectando seu scanner
Conecte a fonte de alimentação do seu scanner. Na maioria dos casos, o scanner terá um cabo de alimentação dedicado que se conecta a uma tomada elétrica padrão, mas alguns scanners portáteis pequenos podem usar baterias ou um cabo USB para alimentação. Você também precisará conectar o scanner ao computador usando os cabos fornecidos, que na maioria dos casos serão cabos USB. O Windows deve começar a descobrir o dispositivo imediatamente após a conexão e começar a instalar os drivers básicos disponíveis por meio do conector USB. Na maioria dos casos, isso lhe dá acesso imediato às funções básicas do scanner, a menos que estejam restritas ao software de digitalização fornecido.
Instalação de software e drivers
Quase todos os scanners vêm com algum software incluído em um CD e um conjunto de drivers de dispositivo no mesmo disco. Os drivers são necessários para que seu computador e seu scanner se comuniquem corretamente, mas geralmente os drivers no CD não são os mais recentes disponíveis. Verifique no site do fabricante os drivers mais recentes para o seu scanner para garantir que eles estejam completamente atualizados. Dependendo do scanner, o outro software no disco pode ou não ser necessário para digitalizar documentos. Em muitos casos, outros softwares projetados para interagir com scanners funcionam tão bem, mas usar o software fornecido pelo fabricante é uma boa ideia porque ele foi projetado para interagir com esse scanner específico.
Problemas de solução de problemas
Embora na maioria dos casos a instalação possa ser suave e sem problemas, podem ocorrer problemas. Quando isso acontecer, consulte a seção de solução de problemas do manual do proprietário para diagnosticar o problema. Confirme se você baixou e instalou os drivers corretos para seu sistema operacional e scanner; eles precisam corresponder precisamente para fornecer a máxima compatibilidade. Verifique se as conexões entre o computador e o scanner estão firmes, se o scanner está firmemente conectado à fonte de alimentação e se todos os materiais de embalagem projetados para mantê-lo imóvel durante o transporte foram removidos. Consulte o manual do proprietário para garantir que está usando o procedimento correto ao digitalizar.