O Microsoft Excel remove automaticamente os zeros à esquerda dos números, porque os zeros são desnecessários para cálculos ou precisão. Há momentos, no entanto, em que esses zeros de primeiro dígito são necessários, como ao inserir IDs de produtos, CEPs ou números de previdência social. Nesses casos, você precisa substituir o comportamento de formatação padrão do Excel. A configuração de um formato de número personalizado por meio da caixa de diálogo Formatar células exibe zeros à esquerda e garante que o Excel ainda reconheça os números como números. No entanto, você também pode usar a formatação de texto por meio da caixa de diálogo Formatar células, as funções Texto ou Concatenar ou o recurso de importação de texto para adicionar zeros à esquerda.
Formatos de número personalizados
Clique com o botão direito do mouse nas células, linhas ou colunas selecionadas e escolha “Formatar células”. Na guia Números, selecione a categoria "Personalizado" e digite zeros no campo Tipo; o número de zeros que você digita corresponde ao número de dígitos que devem ser exibidos; se a célula contiver menos dígitos do que o número de zeros que você configurou, zeros à esquerda serão adicionados. Você também pode incluir símbolos de formatação, como cifrões, vírgulas, hífens, apóstrofos e pontos decimais. Por exemplo, se você configurou "000-00-000" (sem aspas) para um número de previdência social e a célula continha apenas "9", a saída se torna "000-00-009". Outra consideração é que o Excel permite apenas 15 algarismos significativos antes de arredondar o número, portanto, se seu número exceder 15 dígitos, excluindo zeros à esquerda, você deve usar um formato de texto.
O formato de texto
Os formatos de texto permitem que você insira quaisquer dados em uma célula, incluindo zeros à esquerda, sem que o Excel altere os valores. Basta escolher a categoria "Texto" na caixa de diálogo Formatar células. O formato de texto, no entanto, não retornará zeros à esquerda que o Excel já removeu. Se você precisar adicionar zeros à esquerda ao texto ou números, digite novamente o valor como texto ou use a função Texto ou Concatenar. Você também pode formatar um número como texto em uma célula individual adicionando um apóstrofo antes do número, como:'000-12-345 Números formatados como texto ainda podem ser usados em cálculos, desde que não incluam texto adicional elementos, como caracteres ou hífens.
A função de texto
A função Texto permite que você faça referência a texto ou números e, em seguida, especifique um formato para a saída. Esta função usa a estrutura "=Texto(valor,formato)." O valor pode ser qualquer referência de célula ou número, e o formato segue a mesma estrutura da configuração de números personalizados, exceto que o formato está entre aspas. Como exemplo, a fórmula a seguir converte o número na célula A1 em um número de seguro social de 9 dígitos:
=Texto(A1,"000-00-000")
Concatenação de números
Os formatos de número personalizados e a função Texto especificam um número específico de dígitos, mas o número de zeros à esquerda varia com o número de dígitos inseridos, excluindo os zeros à esquerda. No entanto, a função Concatenar permite adicionar um número específico de zeros à esquerda, independentemente de quantos dígitos estão incluídos na célula de origem. Use a estrutura "=Concatenate(zeros,A1)" e insira os zeros entre aspas. Como exemplo, para adicionar três zeros ao texto ou número em A1, use a fórmula:
=Concatenar("000",A1)
Você também pode concatenar usando o e comercial com a estrutura "=zeros&A1", como:
="000"&A1
Importação de texto
Quando você abre um arquivo de texto, o Excel inicia automaticamente o Assistente de importação de texto. Usando as configurações padrão, o Excel reconhece os números e remove os zeros à esquerda. Para evitar esse comportamento, selecione as colunas numéricas na etapa 3 e escolha "Texto" no campo Formato de dados da coluna. Isso força o Excel a tratar os números como texto antes de começar a importar dados, o que significa que os zeros à esquerda são preservados.