As redes locais (LANs) são as pequenas redes às quais muitos usuários de computadores domésticos e comerciais se conectam inicialmente. Essas redes permitem funções como compartilhamento de arquivos, unidades e impressoras, ao mesmo tempo em que direcionam o tráfego de e para a Internet. Dependendo da idade e do tipo de computador, os usuários da rede podem estar se conectando a um dos vários tipos diferentes de conectores de LAN e podem estar sujeitos a algumas considerações interessantes.
Função
Independentemente do tipo de conector, os conectores LAN servem ao mesmo propósito geral:transferir dados entre o computador individual e a rede à qual está conectado. Ao passar dados pelo conector LAN, o computador pode trocar informações e compartilhar recursos com outros computadores próximos, bem como acessar informações em máquinas localizadas ao redor do mundo (supondo que a LAN tenha um gateway para a Internet). O protocolo usado pelo conector LAN depende inteiramente do tipo de rede ao qual o computador está conectado, embora a maioria dos conectores LAN modernos divida os dados em pequenos segmentos conhecidos como "pacotes", atribua um endereço IP (Internet Protocol) correspondente ao destino do pacote e envie o pacote pelo cabo de rede conectado.
Tipos
Conforme mencionado acima, a maioria dos computadores modernos conta com conectores Ethernet LAN para enviar e receber dados usando o protocolo IP (Internet Protocol). O cabo Ethernet conectado a esses conectores pode se enquadrar em uma das várias categorias; o mais proeminente é atualmente a Categoria Cinco (Cat 5), embora a Categoria Cinco-E (Cat 5e) e a Categoria Seis (Cat 6) estejam ganhando popularidade. Independentemente da categoria, esses cabos geralmente se conectam a conectores LAN usando um plugue modular RJ-45. Alguns computadores mais antigos também podem se comunicar por meio de um conector Token Ring ou 10-Base T LAN usando cabeamento modular RJ-45 ou cabo coaxial semelhante ao usado em configurações de televisão a cabo.
Identificação
A maioria dos computadores modernos com um conector LAN integrado possui uma pequena porta modular fêmea na qual um cabo RJ-45 padrão pode ser facilmente inserido. Essa porta é semelhante a uma porta de telefone modular (como seria encontrada em uma tomada de telefone na parede), embora seja consideravelmente maior do que o tamanho RJ-11 de um cabo telefônico; o conector LAN também terá oito pequenos fios de cobre na parte inferior do plugue, o dobro do encontrado na porta de telefone que algumas máquinas também oferecem. Máquinas com conectores LAN coaxiais mais antigos podem ter um conector fêmea pequeno e redondo que pode ser cercado por uma moldura metálica rosqueada.
Significado
Conectores de LAN - sejam Ethernet, coaxiais, sem fio ou outros - são a interface principal entre computadores modernos, conexões de rede local e, finalmente, a Internet. Como os computadores continuam sendo o principal meio pelo qual a Internet é acessada, bem como o principal veículo para projetar e operar serviços de Internet, os conectores de LAN são, sem dúvida, um dos componentes mais significativos da computação moderna.
Benefícios
Como um conector LAN é a interface principal entre um computador individual e as redes locais (e, em última análise, a Internet), muitos dos benefícios que os usuários desfrutam na Internet são possibilitados por um conector LAN funcionando corretamente. Quando conectados a uma rede ou à Internet, os usuários podem trocar arquivos, filmes, músicas e informações com usuários locais e em qualquer máquina conectada no mundo.
Considerações
Apesar dos benefícios impressionantes e da importância geral dos conectores LAN, a computação em rede traz riscos inerentes. Quando um usuário conecta seu computador a uma rede, ele cria a possibilidade de intrusão eletrônica. Embora o software de firewall instalado e configurado corretamente possa reduzir bastante esse risco, qualquer computador em rede está sujeito a tentativas de "hacking" por usuários de rede mal-intencionados.