Você usa sua antiga televisão Zenith há quase 20 anos. Enquanto isso, um mundo de novas tecnologias está circulando no mercado e você não está familiarizado com muitas delas. É hora de um novo conjunto, e você continua ouvindo palavras e siglas jogadas por aí, mas não tem a menor idéia do que elas significam. Você sabe que o HDMI é positivo (ou pelo menos pensa que é), mas não tem certeza do que significa ou como se aplica à TV. Aqui estão os essenciais.
Identificação
HDMI é um acrônimo que significa High Definition Media Interface. Essencialmente, o HDMI é apenas uma maneira mais simples e precisa de transmitir dados entre componentes. HDMI é uma alternativa a outras conexões, como DVI ou vídeo componente. O sistema consiste em televisores digitais que incluem entradas e componentes HDMI (DVD players, caixas de cabo/satélite e Blu Ray Players) com saídas HDMI. Um cabo HDMI, que consiste em 19 fios individuais enrolados em um único cabo, é usado para conectar os dois. A interface se assemelha a uma grande conexão USB, com 19 pinos ou furos.
Benefícios
Então, por que usar HDMI? Há uma série de benefícios. Primeiro, o cabo possui uma largura de banda de 5 gigabytes por segundo (Gbps) ou mais, fornecendo a velocidade necessária para transmitir um sinal HD, com espaço sobrando. O HDMI também transmite um sinal digital puro e não comprimido. Outras conexões usam uma conversão digital-analógica que pode degradar a qualidade da imagem. Ao contrário de outras conexões de vídeo, o HDMI também inclui áudio (oito canais surround individuais não compactados), eliminando assim a necessidade de cabos de áudio separados. Em suma, o HDMI pode fornecer a melhor imagem de alta definição e som da mais alta qualidade, eliminando o excesso de cabos.
Considerações
Se você planeja comprar uma televisão de alta definição e assinar programação HD, o HDMI é uma boa opção para conectar seus componentes e garantir a mais alta qualidade de vídeo e áudio. Também é interessante notar que a programação atual de alta definição usa apenas cerca de metade da largura de banda disponível de alguns cabos HDMI. Portanto, o cabo está preparado para futuras aplicações que exijam mais largura de banda, como HD de maior resolução. Conhecendo a taxa que a tecnologia evolui, isso pode ser em um futuro próximo. Ao comprar um aparelho de televisão, considere quantas fontes você gostaria de conectar usando HDMI (cabo, DVD, sistema de jogos e mais) e certifique-se de que ele tenha um número apropriado de entradas HDMI.
Tipos
Embora o HDMI seja a tecnologia reconhecida, existem pequenas variações no HDMI, incluindo HDMI 1.1, 1.2 e 1.3. Existem até algumas subvariações, como 1.2a e 1.3a. Cada um deles incorpora diferenças sutis e recursos adicionais, mas todos funcionarão para fornecer a mesma qualidade de áudio e vídeo. Para ler mais sobre os recursos e diferenças específicos, siga o segundo link na seção Recursos abaixo. Considere comprar a versão HDMI mais recente disponível para obter o desempenho mais atualizado para aplicativos atuais e futuros.
Preço
Embora algumas empresas vendam cabos HDMI "high-end" que prometem melhor desempenho, isso é amplamente considerado hype e gastar US $ 50 ou US $ 100 no cabo será um desperdício de dinheiro. Cabos HDMI que custam apenas US$ 10 ou US$ 20 podem oferecer o mesmo desempenho e proporcionar uma experiência de vídeo/áudio de qualidade. Confira o link abaixo para uma forte denúncia de cabo caro da CNET.
Plano de fundo
O HDMI foi desenvolvido por um esforço cooperativo entre Hitachi, Panasonic, Royal Philips Electronics, Silicon Image, Sony, Toshiba e Thompson. O HDMI serviu como uma plataforma de conexão mais completa para aplicativos de alta definição e se tornou um padrão líder. O HDMI também suporta HDCP ou High Bandwidth Digital Content Protection, ajudando os provedores de conteúdo a se protegerem contra a duplicação ilegal de conteúdo digital protegido por direitos autorais.