Um alto-falante depende de uma bobina eletromagnética, conhecida como bobina de voz, para oscilar e vibrar um cone ou cúpula, que é anexado à bobina. Se o cone ou a cúpula se soltar, parcial ou totalmente da bobina, o alto-falante está queimado. Isso geralmente ocorre ao reproduzir música em volumes muito altos para o amplificador/alto-falante suportar.
Etapa 1
Ouça o orador. Um alto-falante estourado soará distintamente distorcido e seu áudio ficará visivelmente desligado.
Etapa 2
Discernir se não há som vindo do alto-falante ou simplesmente um fuzz sônico. Se não houver som, primeiro verifique as conexões para garantir que tudo esteja conectado corretamente. Um alto-falante completamente queimado não emitirá nenhum som ou ficará extremamente distorcido.
Etapa 3
Sinta o woofer. Os woofers se movem notavelmente ao produzir baixas frequências e geralmente bombeiam ar para fora que você pode sentir. Puxe a grade do alto-falante e sinta se o woofer está se movendo. Se o alto-falante estiver queimado, ele não se moverá.
Etapa 4
Use um multímetro. Desligue o estéreo. Conecte um multímetro aos terminais do alto-falante e leia a impedância. Um alto-falante queimado lerá impedância infinita, enquanto um alto-falante que não estiver queimado deverá ler "1".