>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como criar uma planilha de loteria no Excel


Ganhar na loteria tem mais a ver com sorte do que com números, mas o Microsoft Excel tem algumas ferramentas valiosas para ajudá-lo a acompanhar os números passados, identificar os números escolhidos com frequência, gerar números aleatórios e avaliar o custo-benefício de jogar um jackpot específico . A maioria das ferramentas necessárias pode ser encontrada no Analysis Toolpack, que você pode baixar gratuitamente da Microsoft (link em Recursos). Embora o Excel não gere números vencedores, ele pode ajudá-lo a ser um jogador de loteria mais bem informado.

Mantendo o controle


Acima de tudo, o Excel é útil para acompanhar suas compras de ingressos e o número vencedor de cada sorteio. Faça do cabeçalho de cada coluna a data do sorteio e crie linhas numeradas para quantos bilhetes você costuma comprar. Digite todos os seus números assim que comprar os ingressos ou preencha as linhas se você sempre jogar os mesmos números. Abaixo dos números do seu bilhete, crie uma linha em negrito para "Números vencedores" e escreva o número assim que for anunciado. Você pode até usar a formatação condicional para destacar o número do seu bilhete no caso de uma correspondência com o número vencedor. A função =CONT.SE destacará um número vencedor no intervalo de suas compras de ingressos se coincidir com o número na última linha.

Números da sorte


O Analysis Toolpack inclui um Histograma para identificar números que aparecem com frequência em um conjunto. Em uma planilha de loteria, você pode usar um histograma para encontrar números da sorte que são escolhidos com mais frequência do que outros. Crie uma coluna de todos os números vencedores de sorteios anteriores. Se você não tiver as informações, poderá encontrá-las na maioria dos sites de loteria. Copie a coluna para uma segunda coluna, organize-a em ordem crescente e exclua os valores duplicados. Esta segunda coluna estabelece os intervalos numéricos (Bin Range) que você deseja medir. Clique em “Dados” e depois em “Análise de Dados”, selecione “Histograma” na lista e clique em “Ok”. Siga as instruções do menu para identificar as células do intervalo de entrada (o número vencedor) e as células do intervalo de compartimentos e personalize outras opções conforme desejado. O Excel produzirá um gráfico de barras onde as barras mais altas identificam as escolhas mais sortudas.

Números aleatórios


Para o estatístico cético, o fato de certos números aparecerem com mais frequência na loteria não afeta a probabilidade de eles aparecerem novamente. Como as bolas de loteria não têm memória, todos os números têm a mesma probabilidade de aparecer de sorteio em sorteio. Os jogadores de loteria, no entanto, têm memória e devem usar o Excel para garantir uma seleção de números verdadeiramente aleatória. Crie uma coluna com a data do sorteio como título. Na célula abaixo, digite "=RANDBETWEEN(1000,9999)" para uma loteria de quatro dígitos. Ajuste o número de zeros e noves de acordo, dependendo de quantos dígitos a loteria usa. Repita a fórmula nas células abaixo se você planeja comprar mais de um bilhete e até mesmo gerar números aleatórios para futuras loterias criando novas colunas.

Vale a pena?


O Excel pode ajudá-lo a determinar quais jogos de loteria valem seu dinheiro suado. Crie títulos de coluna para "Odds" e "Jackpot" na parte superior. Deixe um espaço para os títulos das linhas e liste os jogos de loteria em sua área em cada linha. A função COMBIN calcula as probabilidades determinando o número de combinações possíveis em cada jogo. Se um jogo de loteria, por exemplo, pedir para você selecionar seis números de um conjunto de 49, digite =COMBIN(49,6) para determinar que há pouco menos de 14 milhões de combinações possíveis. Deixe este valor na coluna Odds na linha apropriada e então procure o jackpot da semana para escrever na próxima célula. Sempre que as probabilidades forem maiores que o jackpot, você provavelmente deve manter seu dinheiro.