Desenvolvedores de software profissionais devem passar por um processo de coleta de requisitos de software no início de projetos de desenvolvimento de software de qualquer tamanho significativo. O produto final dessa fase do projeto é um documento comumente chamado de Especificação de Requisitos de Software, ou SRS. Geralmente é o primeiro marco ou entrega do projeto. A importância deste documento não pode ser subestimada. Sua principal função é registrar as necessidades e requisitos de negócios do cliente em forma escrita e se tornar a base para o restante do processo de desenvolvimento de software. Uma vez que esses requisitos são compilados, o documento se torna o registro do entendimento do cliente e do desenvolvedor sobre o que o software deve realizar. Normalmente o cliente revisa e assina o SRS, iniciando assim a fase completa de projeto e desenvolvimento do software. Ao tomar as etapas de alto nível envolvidas, você pode escrever um documento SRS.
Etapa 1
Se sua organização não tiver um modelo de documento de Especificações de Requisitos de Software padrão, crie um agora (consulte Recursos para obter links para modelos).
Etapa 2
Reúna-se com os especialistas/clientes no assunto para reunir os requisitos.
Etapa 3
Defina as funções do software.
Etapa 4
Crie casos de uso para os principais subprocessos. Por exemplo, se você estiver projetando um sistema de entrada de pedidos, os casos de uso consistiriam em criar um novo pedido, modificar um pedido existente e uma pesquisa de pedido do cliente.
Etapa 5
Defina a interface do usuário.
Etapa 6
Defina quaisquer outras interfaces, como interfaces de hardware ou outras interfaces de sistema de software.
Etapa 7
Defina o fluxo do processo.
Etapa 8
Determine quaisquer regras de negócios específicas.
Etapa 9
Defina a especificação de desempenho.
Etapa 10
Crie quaisquer diagramas necessários para ilustrar o fluxo do processo ou elabore os principais requisitos.
Etapa 11
Compile o documento SRS e faça com que todas as partes necessárias o revisem ou assinem.
Dica
Crie um modelo de documento padrão. Inclua uma matriz de rastreabilidade. Inclua uma ligação entre os requisitos e a fonte desses requisitos. Liste claramente as regras de operação de negócios definidas. Garanta que as regras e processos sejam definidos com linguagem precisa e inequívoca.
Aviso
O SRS contém apenas requisitos funcionais. Nenhum projeto de software ou detalhes de implementação devem ser incluídos.