Não importa quão bons sejam seus alto-falantes, os cones ainda são vulneráveis a danos. Os cones dos alto-falantes são feitos de finas folhas de material, e esse material está sob tremenda tensão. O driver transmite vibrações através dos cones dos alto-falantes, desgastando-os lentamente. Mesmo um pequeno rasgo pode fazer um zumbido irritante que irrita os ouvidos de audiófilos sérios e ouvintes casuais.
Etapa 1
Desaperte e remova os parafusos que prendem a grade do alto-falante no lugar. Olhe atentamente para o alto-falante e tente encontrar o rasgo. A maioria dos rasgos do alto-falante é bem pequena, então pode ser útil passar por cima do alto-falante com uma lanterna para obter uma boa aparência.
Etapa 2
Se você não conseguir encontrar o rasgo, ligue o estéreo com volume baixo. Olhe para o alto-falante para ver se o papel está vibrando de forma irregular ou batendo em alguma parte específica. Ouça atentamente o alto-falante para tentar ouvir exatamente de onde vem o zumbido. É aí que seu alto-falante é rasgado. Depois de encontrar o rasgo, desconecte o alto-falante.
Etapa 3
Misture cola branca um a um com água. Use um pincel bem pequeno para aplicar uma fina camada de cola ao redor do rasgo. Coloque um pequeno pedaço de papel de seda sobre o rasgo e pressione-o para baixo.
Etapa 4
Se você puder remover facilmente o cone do alto-falante, faça-o. Coloque um pequeno pedaço de papel de seda na parte de trás. Se você não conseguir tirar o alto-falante, pule esta etapa.
Etapa 5
Deixe a cola secar e cole outro pequeno remendo em cima do alto-falante. Dependendo do tamanho do rasgo, você vai querer usar duas a quatro camadas de papel de seda.
Etapa 6
Remonte o alto-falante e conecte-o. O zumbido deve ter desaparecido.
Dica
Algumas pessoas preferem usar cimento de borracha ou cola de tecido sozinho, ou este último com pequenos pedaços de tecido para remendos.