O programa Excel da Microsoft é uma ferramenta útil para planilhas e outros usos de escritório. Ele pode até calcular juros simples - que são juros acumulados em um valor fixo - com algumas etapas fáceis. Aproveitar o tempo para aprender um pouco mais sobre esse importante recurso do Excel é uma maneira fácil de aumentar sua produtividade.
Juros simples
Etapa 1
Inicie o programa. Clique em Iniciar, em Todos os Programas, em Microsoft Office e em Microsoft Office Excel.
Etapa 2
Configure as células. O Excel trata cada caixa, ou "célula", como uma figura permanente ou um conjunto de instruções relacionadas às outras células. As células são rotuladas com letras e números com base na coluna (para cima e para baixo) e linha (da esquerda para a direita). Na célula A1 digite "Principal" (o valor que rende juros), na A2 digite "Juros" (o valor cobrado sobre o principal), na A3 digite "Período de Amortização" (o período do empréstimo), na A4 digite "Pagamento Mensal ." Na célula A5 digite "custo total do empréstimo" e na célula A6 digite "juros cobrados".
Etapa 3
Instruir o programa. Agora que você configurou os rótulos, precisa informar ao programa o que fazer com essas informações. Na célula B4 você digitará:=PMT(B2/12,B3_12,B1,,0) Isso informa ao Excel que o pagamento (PMT) é igual ao valor na célula B2 dividido por 12 (meses), e que a célula B3 é multiplicado por 12 e, finalmente, que B1 é uma constante fixa. Para obter o valor calculado, precisamos pular para outras células onde o programa calculará tudo e colocará os números apropriados onde eles precisam estar. Na célula B5 digite "=B4_B3*-12" Na célula B6 digite "=B5-B1" Na célula B10 digite "Pagamento #" na célula C10 digite "Pagamento" na célula D10 digite "Juros" na célula E10 digite "Pagamento" na célula F10 digite "Balance O/S"
Etapa 4
Defina o algoritmo. Você precisa inserir o algoritmo do Excel para calcular os juros. Na célula B11 digite "0" (zero), na célula F11 digite "=B1" (o valor desta célula é igual ao valor informado em B1), na célula B12 digite "B11 1" na célula C12 digite "=$B$4 " na célula D12 digite "F11*$B$2/12" na célula E12 digite "C12-D12" e na célula F12 digite "F11-E12" Estas são as instruções para um pagamento do seu empréstimo (o número que você digitará para linha B1) e você precisará saber quantos pagamentos serão no Período de Amortização (digamos que seu empréstimo seja de cinco anos, então o número de pagamentos será 5 vezes 12 ou 60 meses).
Etapa 5
Digite os números. Na célula B1 você digita o valor do empréstimo (por exemplo, digite "50.000" para $ 50.000) Na célula B2 digite os juros (por exemplo 4% ou 8%) Na célula B3 digite o número de anos do empréstimo (5, 10 , etc.) Assim que esses números estiverem no lugar, a longa sequência de números e letras sem sentido será substituída pelo pagamento do empréstimo que você deve pagar com base nos números adicionados nas células B1, B2 e B3.
Dica
Ao digitar informações em uma célula no Excel, remova todas as aspas.