Todos os novos Macs incluem o GarageBand, um aplicativo que grava áudio de um microfone ou pré-amplificador de instrumento. Enquanto iMacs e Macbooks possuem microfones omnidirecionais integrados, um Mac Pro requer um microfone externo para gravar áudio. Embora o GarageBand inclua recursos avançados de mixagem, gravação e efeitos, gravar sua voz é simples e não requer conhecimento ou experiência especial. Ao criar um novo projeto do GarageBand, o software orienta você nas etapas para selecionar sua entrada de microfone e gravar uma faixa vocal. Depois de gravar uma faixa, o GarageBand permite que você edite o áudio e adicione aprimoramentos.
Etapa 1
Conecte seu microfone a um slot de entrada USB ou de áudio em seu computador se estiver usando um Mac Pro.
Etapa 2
Abra o GarageBand e selecione "Empty Project" na janela New Project. Por padrão, um novo projeto de gravação de áudio é selecionado e seu microfone padrão é especificado na seção Entrada. Clique em "Criar" para iniciar o projeto.
Etapa 3
Desmarque as opções "Metrônomo" e "Contagem" na barra de ferramentas. Quando essas opções estão ativas, elas são destacadas em roxo. Desativá-los impede que o metrônomo clique durante a gravação e faz com que a gravação comece imediatamente, em vez de esperar quatro batidas.
Etapa 4
Clique em "Gravar" e fale no microfone. Quando terminar de gravar, clique em "Parar". Ouça a faixa clicando com o botão esquerdo e arrastando a cabeça de reprodução para uma seção do áudio e, em seguida, clicando em “Play”.
Etapa 5
Clique no ícone "Tesoura" para abrir a janela de edição se precisar remover ou refazer uma seção da gravação. Na janela de edição, clique com o botão esquerdo e arraste sobre a seção que deseja remover e pressione "Excluir" no teclado. Esta ação remove a parte selecionada e divide a faixa restante em duas seções.
Etapa 6
Arraste a cabeça de reprodução para um local onde você deseja adicionar novo áudio. Por exemplo, arraste-o para o início da parte excluída da faixa. Clique em "Gravar" para regravar essa parte e clique em "Parar" quando terminar.
Etapa 7
Clique em "Track Info" e selecione "Vocal" para ver uma lista de efeitos vocais. Escolha "Female Basic", "Female Speech", "Male Basic" ou "Male Speech" para aplicar um efeito de reverberação sutil à faixa vocal. Depois de adicionar reverberação à faixa, clique em "Play" para visualizar o efeito.
Etapa 8
Clique em “Compartilhar” e selecione “Exportar música para disco”. Escolha "AAC" ou "MP3" no menu Compress Using e selecione um nível de qualidade no menu Audio Settings. Clique em “Exportar”, nomeie a gravação, escolha um local de disco e clique em “Salvar”.
Dica
Você também pode experimentar o programa gratuito de gravação de áudio Audacity (link em Recursos). Ele não oferece tantos recursos de edição ou efeitos integrados quanto o GarageBand, mas gravar e exportar uma faixa vocal é um pouco mais simples. Use os botões Gravar e Parar para gravar seus vocais, depois clique em “Arquivo” e “Exportar como WAV” para salvar o arquivo em disco.
Para enviar saída de áudio de outros aplicativos para o GarageBand ou Audacity, instale o SoundFlower (link em Recursos). Este aplicativo permite combinar vários sons em uma faixa, por exemplo, se você estiver gravando um podcast. Nas configurações do aplicativo de origem, selecione “SoundFlower” como o dispositivo de saída e escolha “SoundFlower” como o dispositivo de entrada para uma nova faixa do GarageBand ou Audacity. O SoundFlower aparece no menu Configurações de um aplicativo como uma alternativa de entrada para seu microfone e uma alternativa de saída para sua placa de som.
Aviso
As informações neste artigo se aplicam ao OS X 10.9 e ao GarageBand 10. Elas podem variar ligeiramente ou significativamente com outras versões ou produtos.