O pacote de software de produtividade totalmente integrado da Microsoft, Office, oferece dois aplicativos para gerenciamento de dados:Excel e Access. O Excel é um aplicativo de planilha enquanto o Access é um programa de gerenciamento de banco de dados. Apesar de serem tipos de programas diferentes, eles possuem algumas características em comum.
Recursos e compatibilidade
O Excel permite adicionar, importar e exportar dados. Além disso, você pode analisar e manipular dados usando funções integradas ou personalizadas, incluindo tabelas e gráficos. Ao criar um banco de dados no Access, você pode colar dados do Excel em uma planilha do Access ou importar uma tabela inteira. No entanto, você não pode exportar uma planilha do Access para o Excel. Além disso, você pode criar um link de dentro do Access para uma planilha do Excel. O Excel também tem mais funções para manipular dados de planilhas do que o Access. Ambos os programas permitem importar dados de tabela de outros formatos de arquivo de banco de dados, como TXT ou CSV, e exibir dados em formato somente leitura em páginas da Web.
Principais diferenças
Uma tabela do Excel contém linhas e colunas de células em um arquivo simples. Cada linha na tabela contém um registro. No Access você pode armazenar dados em mais de uma tabela e criar relacionamentos entre os dados da tabela para realizar consultas complexas. Com o Access, você também pode vincular dados em bancos de dados SQL externos (linguagem de consulta estruturada) maiores e externos.
Uso
O Excel é muito mais simples de aprender do que o Access. É ideal para manutenção de listas, processamento rápido de números e compartilhamento de dados. O Access é mais complexo e poderoso que o Excel, permitindo que você gerencie grandes quantidades de dados. Vários usuários podem trabalhar em um banco de dados do Access ao mesmo tempo. É ideal para rastrear pedidos de clientes, gerenciar contatos comerciais, manter estoques e organizar tarefas de equipe.