As ferramentas de cálculo das planilhas do Excel as tornam adequadas para o cálculo de transações e relatórios financeiros. Com uma planilha do Excel, você pode até calcular o imposto sobre vendas de uma transação, bem como o custo total da transação após os impostos. Para usar esses recursos, você precisará inserir as fórmulas corretas nas células apropriadas da planilha.
Etapa 1
Inicie o Excel e crie um novo documento.
Etapa 2
Clique na célula A1 e insira um nome para descrever o preço de compra antes dos impostos, como "Preço de venda".
Etapa 3
Clique na célula B1 e insira um nome para descrever a taxa de imposto em formato decimal, como "Taxa de imposto sobre vendas".
Etapa 4
Clique na célula C1 e insira um nome que reflita o custo real do imposto, como "Imposto sobre vendas".
Etapa 5
Clique na célula D1 e insira um nome que reflita o custo total, como "Total".
Etapa 6
Clique na célula A2 e insira o preço de compra antes dos impostos. Por exemplo, 100.
Etapa 7
Clique na Célula B2 e insira a taxa de imposto como um decimal. Por exemplo, para imposto sobre vendas de 10%, insira 0,10.
Etapa 8
Clique na célula C2 e insira a seguinte fórmula:
=A2*B2
Etapa 9
Clique na célula D2 e insira a seguinte fórmula:
=A2+C2
Dica
Contanto que você saiba quais células contêm as informações apropriadas, você pode usar as fórmulas nestas etapas para determinar o imposto sobre vendas e o total de vendas após impostos de qualquer relatório financeiro existente.
Se você não souber as taxas de imposto sobre vendas para seu estado, cidade e/ou município, você pode usar ferramentas online (consulte Recursos) para descobrir as taxas em sua área. Você pode pesquisar as tarifas por CEP, o endereço da sua empresa ou até mesmo serviços de geolocalização.
Para determinar a versão decimal de sua alíquota de imposto sobre vendas, sempre divida a alíquota por 100. Por exemplo, se a alíquota for 10%, faça o seguinte cálculo para calcular sua porcentagem:10/100.