Uma tecnologia prototipada pela primeira vez na década de 1960, a realidade virtual simula um evento físico real ou imaginário, como um passeio pelo parque ou em Marte. A RV moderna normalmente produz cenas artificiais em software e as renderiza como uma experiência imersiva de visão e som. O hardware de RV gera um mundo realista em 3-D que muda em tempo real à medida que você interage com ele. Antes apenas um assunto de ficção científica, a RV encontrou muitos usos na educação, entretenimento, medicina e ciência.
Hardware de RV
O hardware para realidade virtual começa com um computador ou console capaz de processamento gráfico de alta velocidade; alto desempenho é essencial para VR porque gerar cenários realistas e em movimento envolve muita matemática. Para visualizar os gráficos, os usuários do sistema VR usam um conjunto especial de óculos ou um capacete fechado e envolvente que incorpora uma tela grande angular. Além de exibir imagens, o dispositivo rastreia o movimento da cabeça; ao virar ou inclinar a cabeça, você pode ver o que está atrás, acima ou abaixo de você no mundo virtual. Outras configurações de VR empregam uma tela envolvente em uma pequena sala ou câmara fechada na qual você se senta. Em ambos os casos, o sistema VR cria um panorama visual detalhado.
Jogos de computador
A RV adiciona novas dimensões de realismo e engajamento aos jogos de computador; o mundo virtual do jogo envolve você, permitindo que você o explore e interaja com os personagens. Os personagens podem ser avatares - substitutos gráficos - usados por outros jogadores ou podem ser personagens inteiramente fictícios com personalidades geradas por computador. Muitos jogos de RV lidam com movimento e ação com um joystick ou controlador de jogo tradicional.
Cuidados de saúde
Pessoas que sofrem de fobias e transtorno de estresse pós-traumático, em alguns casos, encontraram alívio por meio de tratamentos baseados em RV; o sistema coloca o paciente em uma série de encontros emocionais progressivamente desafiadores, ajudando-o a lidar gradualmente com situações indutoras de ansiedade. Também usando VR, os cirurgiões podem explorar e planejar procedimentos médicos complexos avaliando pacientes virtuais criados a partir de tomografias computadorizadas.
Simuladores de veículos
Os simuladores de voo são um uso clássico da realidade virtual; o simulador é uma sala fechada construída sobre uma plataforma mecânica que reproduz os movimentos encontrados durante o voo. Na sala, os pilotos manipulam controles realistas enquanto respondem a uma variedade de condições de voo. Da mesma forma, os motoristas de trator-reboque e outros caminhões comerciais e de construção ganham experiência com simuladores de caminhão, melhorando a segurança e a confiança do motorista.