Um firewall é um utilitário de segurança projetado para impedir o acesso eletrônico a uma rede. Os firewalls são absolutamente necessários porque, sem um, seu computador fica propenso a ser exposto a cavalos de Troia, malware, spyware e outros tipos de infecções virais. No entanto, em algumas situações, é útil alterar as configurações do firewall para permitir que determinados programas sejam executados sem serem bloqueados. Isso é importante para quem deseja saber como acessar o Firewall do Windows e personalizar suas configurações.
Etapa 1
Vá para o menu Iniciar e selecione “Painel de Controle”. Clique no ícone do Firewall do Windows. Parece uma parede de tijolos.
Etapa 2
Escolha "Ativar", "Bloquear todas as conexões de entrada" ou "Desativar" na guia "Geral". Recomenda-se ligá-lo e não desativá-lo.
Etapa 3
Clique na guia "Exceções" para escolher quais programas você não deseja que sejam protegidos pelo firewall. Clique na caixa vazia para marcar os programas que deseja adicionar à lista de exceções. Recomenda-se verificar navegadores e programas de compartilhamento de arquivos.
Etapa 4
Clique na guia "Avançado" para escolher quais conexões de rede você deseja que o firewall proteja. É recomendável verificar todas as conexões, pois seu computador pode ficar exposto a vírus se não for verificado.
Etapa 5
Clique em "Restaurar padrões" na guia avançado. Isso pode fazer com que alguns programas parem de funcionar e não é recomendado se você não tiver experiência em trabalhar com configurações de firewall.
Aviso
Nunca deixe seu firewall desligado quando conectado à Internet ou a uma rede.