Transformadores são dispositivos que aumentam ou diminuem a tensão de uma fonte elétrica. Para minimizar as perdas de transmissão, as empresas de serviços públicos transmitem eletricidade em altas tensões através de fios aéreos ou enterrados, e um transformador reduz essa tensão para torná-la adequada para uso doméstico. Quando um transformador falha, no entanto, ele pode falhar espetacularmente, resultando em incêndio ou explosão.
Projeto de transformador
O coração de um transformador elétrico são dois conjuntos de fios enrolados em torno de um núcleo ferromagnético. O lado conectado à linha de alta tensão possui mais bobinas do que o lado conectado à linha residencial. Quando a energia flui através da bobina mais densa, ela cria um campo magnético, transferindo corrente elétrica para o outro lado do transformador em uma tensão mais baixa. O isolamento protege os fios e um líquido refrigerante, como óleo mineral, evita o superaquecimento de todo o conjunto.
Causas de falha
Explosões de transformadores podem acontecer por vários motivos. Um dos mais comuns é um relâmpago de uma tempestade forçando uma sobrecarga do transformador. Danos a fios ou equipamentos em outras partes da rede elétrica também podem fazer com que muita eletricidade flua para o transformador, fazendo com que ele exploda. Os transformadores contêm circuitos de proteção projetados para desligar o sistema se a tensão aumentar, mas esses dispositivos de segurança podem levar até 60 milissegundos para serem acionados e podem não ser rápidos o suficiente para impedir que o transformador sopre. Além disso, o desgaste e a corrosão ao longo do tempo podem enfraquecer o isolamento do fio ou outros componentes do transformador, aumentando a possibilidade de falha.
Explosões de transformadores
Quer a falha venha de um isolamento corroído ou de um raio, o resultado pode ser espetacular. A fiação sobrecarregada ou desgastada cria calor e uma faísca, o suficiente para inflamar o óleo mineral mantendo o transformador resfriado. Quando o óleo mineral começa a queimar, ele cria uma enorme sobrepressão dentro do transformador selado, eventualmente fazendo com que o recipiente se rompa com um estrondo alto e uma chuva de faíscas e chamas. Devido aos materiais envolvidos, o flash é frequentemente de cor verde-azulada e pode ser visto à noite a uma distância muito longa.
Consequências e reparos
Quando um transformador explode, ele interrompe o serviço elétrico para quaisquer residências ou empresas conectadas ao transformador. As equipes de serviço elétrico devem substituir o hardware destruído, primeiro desligando a linha elétrica de entrada para evitar danos e ferimentos. Dependendo do nível de dano, os trabalhadores de serviço podem ter que desligar temporariamente outros serviços elétricos na área imediata, a fim de evitar estresse na rede elétrica durante a substituição do transformador destruído.