JavaScript é uma das linguagens de programação mais populares do mundo, usada principalmente para adicionar automação, animações e interatividade às páginas da Web. Os desenvolvedores da Web usam JavaScript para qualquer coisa, desde automatizar tarefas simples até criar páginas da Web complexas que se comportam como aplicativos de software de desktop. JavaScript também é usado fora da Web em software, servidores e controles de hardware incorporados.
Executar JavaScript em páginas da Web
Usado em páginas da Web, o JavaScript é uma linguagem de programação do "lado do cliente". Isso significa que os scripts JavaScript são lidos, interpretados e executados no cliente, que é seu navegador da Web. Em comparação, as linguagens de programação "do lado do servidor" são executadas em um computador remoto, como um servidor que hospeda um site. A natureza do lado do cliente do JavaScript permite que os desenvolvedores adicionem recursos interativos que alteram e atualizam uma página da Web sem recarregar uma nova cópia da página do site.
Implementar automação básica
Além dos recursos de linguagem de programação padrão, como manipulação de texto e cálculos matemáticos, o JavaScript pode acessar uma variedade de informações sobre o navegador e a página da Web em que é executado. O JavaScript pode usar essas informações para escrever uma saudação personalizada com base na hora do dia , adicione o endereço da página da Web no rodapé da página e otimize a página da Web com base no navegador que você está usando.
Atualizar o conteúdo da página da Web rapidamente
Dois recursos importantes dão ao JavaScript o poder de alterar uma página da Web em tempo real enquanto você interage com ela. Primeiro, o JavaScript é "orientado a eventos", o que significa que pode responder a eventos como cliques do mouse, entrada de teclado, carregamento de uma página da Web ou tempo limite atingido. Em segundo lugar, o JavaScript tem acesso ao Document Object Model (DOM), uma interface para a estrutura de uma página da Web. Isso dá acesso ao JavaScript para ler e alterar imagens, texto, campos de formulário, estilos e outros elementos e atributos de uma página da Web.
Os eventos e a interface DOM permitem que os desenvolvedores de JavaScript executem tarefas práticas, como validar a entrada de formulários, além de adicionar recursos interativos, como controles deslizantes de imagens e jogos. Estes são fundamentais para a implementação de HTML dinâmico (DHTML).
Comunique-se com a nuvem
Usando JavaScript assíncrono + XML (Ajax), o JavaScript pode trocar dados com um servidor. Isso oferece o potencial de aproveitar os recursos do lado do servidor para criar aplicativos Web poderosos. Com o Ajax, o JavaScript pode acessar o poder de computação, dados e recursos de servidor especializados que são impraticáveis ou impossíveis de fornecer em um aplicativo puramente do lado do cliente. Por exemplo, o Ajax pode ser usado para criar campos de formulário que fornecem sugestões à medida que você digita, exibem resultados de pesquisa sem recarregar a página da Web e fornecem mapas interativos que podem ser explorados com um toque do cursor do mouse.
Conheça os benefícios e desvantagens
JavaScript é uma das ferramentas que os desenvolvedores da Web usam para economizar tempo com automação, atrair visitantes do site com recursos atraentes e melhorar a experiência do usuário. Os desenvolvedores usam JavaScript para adicionar funcionalidades sem a necessidade de manter e oferecer suporte a complementos específicos do navegador. O JavaScript pode ser usado para implementar aplicativos da Web avançados sem exigir software especial.
No entanto, existe a possibilidade de problemas de segurança. Vulnerabilidades do mecanismo JavaScript, Cross-site Scripting (XSS), Cross-site Request Forgery e outras explorações podem expor visitantes de sites e servidores da Web a ataques que podem comprometer dados confidenciais ou danificar sistemas de computação.
Potencialmente, uma vulnerabilidade de JavaScript pode ser usada para roubar seus arquivos e dados privados do navegador ou instalar software malicioso em seu computador. Mantenha seu sistema operacional e navegador atualizados. Proteja seu computador com software antivírus. Proteja seu navegador ajustando as configurações para usar altos níveis de segurança, ativar avisos e prompts e desativar ActiveX e Java. Tenha cuidado ao seguir links, inserir informações pessoais, baixar arquivos e permitir a execução de scripts.