Os computadores usam dois tipos principais de memória quando operam:memória de disco rígido, que armazena dados permanentemente em um disco físico, e memória de acesso aleatório, ou RAM, que são dados armazenados temporariamente em pequenas placas de circuito para acesso mais rápido. A quantidade de memória restante no disco rígido de um computador afeta se novos arquivos podem ser instalados e a velocidade de acesso a arquivos, enquanto a quantidade de memória disponível na RAM afeta a velocidade com que um computador pode executar novas tarefas.
Como determinar a memória de disco rígido disponível
Etapa 1
Clique em “Iniciar” e depois em “Meu Computador”.
Etapa 2
Localize o disco rígido que você deseja verificar (unidade C é geralmente o seu disco rígido principal), clique com o botão direito nele e selecione “Propriedades”.
Etapa 3
Observe a guia geral no menu de propriedades que aparece para descobrir o espaço livre e o espaço usado no disco rígido. Você pode liberar algum espaço no disco rígido clicando em "Limpeza de disco" à direita de um gráfico de pizza que mostra o uso do disco.
Etapa 4
Clique na guia "Ferramentas". Aqui você tem a opção de verificar se há erros no disco. Se você não tiver realizado essas operações em vários meses, elas podem ajudar a melhorar o desempenho do disco rígido.
Monitorando o uso de RAM
Etapa 1
Mantenha pressionado "Control + ALT + e Delete" ao mesmo tempo. No Windows Vista, você também terá que selecionar “Iniciar o Gerenciador de Tarefas”, quando solicitado.
Etapa 2
Clique na guia "Desempenho" no gerenciador de tarefas.
Etapa 3
Observe o segundo medidor de barra chamado "Memória" e o gráfico chamado "Histórico de uso da memória física". A barra mostra a quantidade de RAM atualmente em uso do seu total. Nos campos de dados, o número listado como "Total" em "Memória Física" é a quantidade máxima de memória, "Em cache" são os dados armazenados para acesso rápido a programas usados com frequência e "Livre" é a quantidade de RAM disponível para novas tarefas que não estão em uso nem armazenadas em cache.
Dica
- Você pode manter o gerenciador de tarefas aberto para monitorar o uso de RAM, CPU e rede ao longo do tempo.
- Excluir arquivos de mídia ou jogos não utilizados de um disco rígido pode liberar uma quantidade significativa de espaço de memória para novos arquivos.