Grande parte do seu uso diário do Windows gira em torno da barra de tarefas, a faixa na parte inferior da tela que contém o botão Iniciar, o menu Iniciar e os ícones de inicialização rápida para os programas mais usados. Precisamente porque a barra de tarefas é tão central para o uso diário, pode ser frustrante quando ela desaparece sem motivo aparente. Isso pode acontecer por vários motivos, mas a maioria requer apenas alguns cliques do mouse para corrigir.
Esconde-esconde
Se sua barra de tarefas desapareceu, mova o cursor do mouse para a parte inferior da tela e aguarde alguns segundos. Se a barra de tarefas deslizar para cima, está simplesmente no modo "Ocultar automaticamente". Para alterá-lo, clique com o botão direito do mouse em qualquer parte em branco da barra. Escolha "Propriedades" no menu que aparece e clique na caixa ao lado de "Ocultar automaticamente a barra de tarefas" para remover a marca de seleção. Se você posicionar o mouse na parte inferior da tela e ele não aparecer, mas o cursor do mouse mudar para uma seta de duas pontas, a barra de tarefas foi redimensionada até não poder mais ser visualizada. Corrija-o clicando e arrastando a seta para cima, até que a barra de tarefas recupere seu tamanho normal.
Vá explorar
A barra de tarefas é controlada pelo mesmo programa Windows Explorer que mostra os arquivos e pastas em seu sistema. Se o Explorer travar ou funcionar mal, isso também pode fazer com que sua barra de tarefas desapareça. A reinicialização do sistema geralmente o traz de volta, mas essa é uma correção inconveniente. Em vez disso, mantenha pressionadas as teclas Ctrl, Alt e Delete do teclado. Escolha Gerenciador de Tarefas no menu pop-up e role para baixo até ver a listagem do Windows Explorer entre as tarefas em execução. Destaque-o e clique em “Finalizar tarefa”. Em seguida, clique no menu “Arquivo” na mesma janela e escolha “Executar nova tarefa”. Digite “Explorer.exe” na caixa – sem as aspas – e clique em “OK” para reiniciar o Explorer.