Um sensor de temperatura basicamente detecta a temperatura, mas o faz de várias maneiras. Um sensor de temperatura de contato lerá a temperatura de um objeto ao qual está conectado fisicamente. Um sensor de temperatura sem contato pode detectar a temperatura de um objeto ao qual não está conectado. Isso significa que ele pode medir a temperatura de um objeto que está longe e não precisa tocá-lo.
Diferentes tipos de sensores de contato
Os sensores de contato funcionam de várias maneiras. Os termopares funcionam usando o efeito Seebeck, que tem a ver com a mudança de temperatura nos circuitos elétricos. Basicamente, a temperatura é lida a partir desses sensores medindo suas saídas de tensão. Os termistores são outro tipo de sensor de temperatura comum usado em aparelhos, termômetros humanos e outros objetos. Eles têm uma resistência previsível que é afetada pela mudança de temperatura, de modo que à medida que a temperatura aumenta ou diminui, a corrente elétrica muda ou a resistência aumenta e diminui. Uma fórmula é usada para interpretar a mudança de temperatura. Como a alteração é reproduzível, esses sensores podem ser muito precisos.
Sensores sem contato
Alguns dos sensores de temperatura mais interessantes nunca tocam no objeto. Eles podem estar a vários metros ou vários quilômetros de distância. Você pode ter se perguntado como eles mediram a temperatura do sol. Não foi com um termômetro gigante em um poste. Foi com um sensor de temperatura sem contato. Todos eles usam a Lei de Plank para medir a temperatura, que lida com a quantidade de radiação térmica liberada por uma fonte de calor. Ao medir a radiação térmica de um objeto, uma temperatura pode ser determinada.