>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como funciona um adaptador sem fio?


Um adaptador sem fio, também chamado de adaptador de rede sem fio, tem duas funções principais:1) converter dados de sua forma eletrônica binária em sinais de radiofrequência e transmiti-los e 2) receber sinais de RF e convertê-los em dados eletrônicos binários e passá-los para um computador.

Essencialmente, um adaptador sem fio funciona como um rádio ou televisão. Esses dispositivos recebem sinais e os convertem em uma saída:som, visão ou ambos. Da mesma forma, os adaptadores sem fio convertem os sinais no equivalente eletrônico de dados, visão e som para transmissão como sinais de radiofrequência ou em dados para um computador processar.

Sinais de RF


Os sinais de RF são ondas eletromagnéticas vibrantes transmitidas pelo ar. Quando você usa seu telefone celular, você está se comunicando por meio de sinais de RF. Embora aparentemente ilimitado, o espaço aéreo no qual os sinais de RF são transmitidos é dividido em uma variedade de bandas, quase todas atribuídas a aplicações, indústrias ou propósitos específicos. As frequências usadas para redes sem fio são reservadas para esse propósito específico. As frequências usadas em redes sem fio, principalmente 2,4 Gigahertz e 5 GHz, são divididas em quatorze canais, pelos quais os dispositivos de rede sem fio se comunicam.

Largura de banda


Largura de banda, ou taxa de transferência de dados, é a velocidade, medida em bits por segundo, na qual um dispositivo sem fio transmite dados. A largura de banda depende do padrão de rede sem fio específico implementado em uma rede sem fio. Os padrões para redes sem fio, os padrões IEEE 802.11, definem uma faixa de largura de banda de 11 megabits por segundo (IEEE 802.11b) a 1300 Mbps (IEEE 802.11ac).

Intervalo


Alcance é a distância em linha reta definida por um padrão de rede sem fio em que um sinal transmitido permanece viável. Os sinais sem fio são efetuados pela distância. À medida que um dispositivo sem fio receptor se afasta de um dispositivo transmissor, o sinal fica mais fraco. A largura de banda mais alta de um padrão sem fio raramente está disponível no limite externo de seu alcance. Além dos problemas de distância, os materiais pelos quais um sinal deve passar também podem enfraquecer, ou talvez até bloquear, um sinal sem fio. Em um dispositivo de rede sem fio, a intensidade do sinal (o número de barras) é muito importante, assim como em um telefone celular.

Tipo de dispositivo


Adaptadores sem fio vêm em uma variedade de formas, tamanhos, tecnologias e até cores. O adaptador certo para o seu computador deve atender a certos critérios:o dispositivo ao qual ele se conectará, o padrão sem fio que você deseja usar, que determina a largura de banda e o alcance e onde e como você deseja se conectar à rede sem fio (interna versus externa). Existem adaptadores sem fio para notebooks, laptops, tablets, telefones, câmeras e, claro, computadores desktop. Um adaptador de rede para um computador desktop normalmente é uma placa de expansão instalada dentro do gabinete do sistema do computador. No entanto, muitos adaptadores de rede se conectam por meio de uma porta USB e alguns são dispositivos periféricos externos que se conectam a um computador por meio de um cabo.

Funções do adaptador sem fio


Então, o que faz um adaptador sem fio? Facilita a capacidade de interação com sinais de RF sem fio transmitidos dentro de seu alcance. Com um adaptador sem fio integrado, instalado ou conectado a um computador ou dispositivo de comunicação sem fio, você pode se conectar a uma rede sem fio para se comunicar com sites, outras pessoas ou recursos da Internet.