Fundamentos do Rotary Switch
Uma chave rotativa é uma maneira de controlar muitos circuitos diferentes ou selecionar muitos valores diferentes para um circuito com uma única chave. O interruptor gira em círculo, girando diferentes circuitos dependendo de sua posição. Antes de a tecnologia digital decolar, os interruptores rotativos eram comumente usados em televisores para selecionar diferentes canais. Eles ainda são usados em muitas aplicações, incluindo rádios CB, controles industriais, instrumentos eletrônicos e até mesmo algumas aeronaves.
O fuso
Em uma chave rotativa, a corrente flui para um fuso giratório, que possui vários rotores diferentes. Em cada rotor, há um braço que se projeta para fora que pode fazer contato com um terminal quando a chave está em uma determinada posição. Uma chave pode ter dezenas de posições possíveis, e cada uma pode ser conectada a um circuito específico.
Como controlar o switch
Para que a chave rotativa ligue um circuito específico, ela precisa estar na posição correta. Um rotor que girasse muito livremente seria difícil de controlar e poderia facilmente ser desligado ou jogado na configuração errada acidentalmente. Para impedir que isso aconteça, as chaves rotativas usam o que é conhecido como mecanismo de retenção para fazer a chave "clicar" na posição e permanecer no mesmo lugar até que seja girada com força suficiente. Um retentor usa uma roda com entalhes ou ranhuras cortadas presas ao rotor. Há um rolamento de esferas com mola ou um pedaço de aço de mola pressionando contra a roda. Quando a roda atinge a posição correta, o rolamento ou peça de aço pressiona a ranhura, mantendo-a no lugar até que alguém gire o rotor e o mova para a próxima ranhura.