>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como saber se uma placa-mãe está ruim


Na solução de problemas do computador, determinar se você tem uma placa-mãe ruim leva tempo e não pode ser feito apenas com uma simples verificação ou teste. Para determinar se você tem uma placa-mãe ruim, você deve seguir várias etapas que seguem o modelo clássico de solução de problemas do computador. Você será solicitado a considerar cada peça de hardware e restringir o problema. É somente através do processo de eliminação que você pode ter certeza de que tem uma placa-mãe ruim.

Etapa 1


Remova tudo o que puder. Retire todas as placas instaladas na placa-mãe. Deixe a placa de vídeo se você tiver uma. Teste e veja se o computador está ligando e funcionando. Remova outras peças complementares e periféricos até que você não tenha mais nada além do básico, que inclui a placa-mãe, memória, CPU, disco rígido e placa de vídeo. Retire o disco rígido e até mesmo a placa de vídeo se estiver em uma placa. Em algum momento, a placa-mãe deve parecer funcionar, caso contrário, vá para a próxima etapa.

Etapa 2


Recoloque a placa de vídeo e o disco rígido. Se isso não ajudar, retire e reinicie a bateria do CMOS. Normalmente há um jumper marcado na placa-mãe que você terá que remover. Após remover o jumper, retire a bateria do CMOS, reinicie o computador, desligue-o e reinstale a bateria.

Etapa 3


Coloque sua CPU em um bom computador. Se tudo mais falhar, o problema será a CPU ou a placa-mãe. Teste seu processador em um bom computador ou tente substituir a CPU por uma boa.

Etapa 4


Substitua a placa-mãe. Se você passou por todas as outras etapas, é provável que sua placa-mãe esteja ruim e o teste final seja substituir a placa-mãe e ver se isso resolve seu problema.