Quando um sistema Linux é configurado inicialmente, uma partição de troca é criada no disco rígido que será usada como memória virtual no Linux, juntamente com outras partições usadas para dados. Infelizmente, as partições no disco rígido não podem ser redimensionadas sem perda de dados. No entanto, nem tudo está perdido se for necessária mais troca. Se houver espaço restante em um sistema de arquivos que possa ser usado como troca, um arquivo de troca pode ser criado para ser usado exclusivamente como memória virtual adicional no Linux.
Etapa 1
Determine a quantidade de espaço livre disponível com o comando "df". Decida o tamanho do arquivo de troca com base na quantidade de espaço livre.
Etapa 2
Crie um arquivo de troca do tamanho decidido anteriormente com o comando "sudo dd if=/dev/zero of=/mnt/swapfile bs=1M count=1024" onde 1024 é o tamanho do arquivo de troca em megabytes e o nome completo do arquivo de troca é /mnt/swapfile.
Etapa 3
Formate o arquivo de troca com o comando "sudo mkswap /mnt/swapfile".
Etapa 4
Habilite o arquivo de troca com o comando "sudo swapon /mnt/swapfile."
Etapa 5
O novo arquivo de troca não será usado após uma reinicialização, a menos que o sistema seja instruído a usar o arquivo de troca. Edite o arquivo /etc/fstab e adicione a seguinte linha em /etc/fstab para tornar o arquivo de troca persistente entre reinicializações "/mnt/swapfile none swap sw 00."
Dica
Quando o arquivo de troca não for mais necessário, lembre-se de desligar o arquivo de troca, remover a entrada do arquivo de troca em /etc/fstab e, finalmente, remover o arquivo de troca.