SATA significa Serial Advanced Technology Attachment, que é um tipo de disco rígido de computador que é o novo padrão a partir de 2009, substituindo discos rígidos IDE mais antigos.
Interface
Os discos rígidos SATA se conectam às placas-mãe do computador com um cabo SATA especial que é diferente dos cabos tipo fita usados para discos rígidos IDE.
Potência
Os discos rígidos SATA requerem um plugue de alimentação especial que é menor do que os plugues de alimentação padrão de 4 pinos usados para discos rígidos IDE, ventoinhas de gabinete e unidades de DVD.
Objetivo
Os discos rígidos SATA têm a vantagem de serem um pouco mais rápidos em geral do que seus equivalentes IDE e também desordenam menos o gabinete, pois os cabos são muito menores.
Custo
Os discos rígidos SATA não custam significativamente mais do que os discos IDE mais antigos para a mesma quantidade de armazenamento e podem ser mais baratos em alguns casos.
Modelos externos
Desde 2004, a tecnologia SATA mudou para o mercado de discos rígidos externos com discos rígidos "eSATA", que podem se conectar a computadores através de uma porta eSATA especial e atingir velocidades de transferência mais rápidas que firewire ou USB 2.0.