Sobre o Microsoft Exchange Server
Um servidor Microsoft Exchange oferece suporte a muitas funções, como e-mail, calendário e armazenamento de dados. Os servidores Exchange foram oferecidos pela Microsoft em 1993 e tornaram-se extremamente populares.
Ao configurar um servidor de troca, é necessário criar contas de e-mail para cada pessoa que irá enviar e/ou receber mensagens através do servidor. Cada conta de e-mail deve ser configurada individualmente com níveis de permissão, designando quem tem permissão para acessar o próprio servidor e quanto controle o indivíduo tem sobre seus próprios e-mails.
Após a configuração dos usuários, o administrador de um servidor Microsoft Exchange deve configurar as opções de filtragem. Os servidores Exchange oferecem opções robustas de bloqueio e filtragem para proteger os usuários contra spam, vírus e outros e-mails indesejados. As mensagens recebidas podem ser bloqueadas pelo endereço IP, o que impede que qualquer e-mail venha de uma determinada pessoa. O servidor Microsoft Exchange também pode bloquear mensagens recebidas por destinatário, o que impede que qualquer mensagem seja entregue a determinadas pessoas conforme designado no filtro.
Depois que as mensagens são aceitas pelo servidor de troca, elas são roteadas para o destinatário apropriado. O servidor de troca da Microsoft foi planejado para ser usado com o Microsoft Outlook como o cliente de e-mail de escolha, mas o e-mail também pode ser acessado usando o Microsoft Outlook Express ou o cliente de e-mail da Mozilla, Thunderbird, entre outros. O e-mail também pode ser acessado usando uma interface da Internet chamada Outlook Web Access.