As baterias de lítio são comumente usadas como fontes de energia para eletrônicos portáteis e dispositivos médicos implantados. Embora mais caras do que as baterias alcalinas comuns, as baterias de lítio têm uma vida útil significativamente maior.
Marcapassos
Marcapassos e outros dispositivos médicos implantáveis usam baterias de iodeto de lítio especialmente projetadas que podem durar 15 anos ou mais antes que a substituição seja necessária.
Câmeras digitais
Muitas câmeras digitais são capazes de usar baterias de lítio, aumentando drasticamente o número de fotografias que podem ser tiradas entre as trocas de bateria. As recomendações do fabricante quanto ao uso da bateria de lítio devem ser rigorosamente seguidas, pois a sobrecarga pode resultar em danos ao aparelho.
Assistentes pessoais digitais (PDAs) e smartphones
Pequenas baterias de lítio são usadas para alimentar muitos PDAs autônomos, bem como os chamados smartphones que incorporam recursos de telefone celular, PDA, música e câmera.
Relógios
Com a longa vida sendo um recurso atraente e conveniente, muitos fabricantes de relógios estão produzindo relógios de pulso que funcionam com baterias de lítio de 3 volts.
Dispositivos diversos
As baterias de lítio são usadas para alimentar um número cada vez maior de dispositivos, como termômetros, fechaduras remotas, ponteiros laser, MP3 players, aparelhos auditivos, calculadoras e sistemas de backup de bateria em computadores. Os brinquedos de controle remoto também usam baterias de lítio, com as baterias frequentemente sobrevivendo aos próprios brinquedos.