Um "filtro de cabo digital" é um dispositivo muito pequeno projetado para ser instalado entre um decodificador (ou "receptor digital") e uma tomada de cabo. Comercializado como "uma conveniência" ou "para entusiastas e amadores" como um meio de "experimentar" a programação Pay Per View, foi amplamente desmascarado como um "golpe" e um "desperdício de dinheiro" por representantes da televisão a cabo e do indústria de cabos desde 2003.
Função
Um chamado "filtro de cabo digital" é --- em termos técnicos --- um filtro de radiofrequência analógico passa-alta. Normalmente sintonizados em qualquer lugar entre 45 MHz e 85 MHz, esses dispositivos permitem que sinais de rádio mais altos do que a frequência declarada passem, enquanto bloqueiam sinais em frequências mais baixas. Em teoria, os receptores digitais podem sintonizar os sinais de transmissão regulares (frequências mais altas), mas não podem enviar sinais de volta para a empresa de cabo (usando frequências mais baixas).
Objetivo
Nas indústrias de radiodifusão e radioamador de alto nível, um filtro passa-alta é instalado profissionalmente para isolar uma conexão em um sistema de grande escala. Quando usado em receptores de cabo digital, os fornecedores alegam que ele "bloqueia" os sinais relacionados ao faturamento Pay Per View sem qualquer interferência no programa Pay Per View. Como muitos esquemas de "pirataria de cabo", isso implica que a empresa de cabo não está ciente e despreocupada com a perda do sinal bidirecional.
Equívocos
O dispositivo em si não é "digital". Conforme explicado no aviso ao consumidor (consulte Recursos), a principal alegação é como o "filtro digital" bloqueia os sinais enviados de um receptor digital para a empresa de cabo. As empresas de cabo estão cientes da perda de sinal e podem agir de acordo com o contrato do assinante, como chamadas de serviço espontâneas para inspeção de equipamentos, bem como desligar ou "desautorizar" set-top boxes específicos por controle remoto.
Identificação física
Um "filtro" é tão pequeno quanto um acoplador de cabo e, ao contrário dos dispositivos de "armadilha positiva" do passado, não é mais grosso que o conector. Embora esses filtros sejam muito compactos, eles geralmente são impressos com o modelo e a classificação de frequência do filtro diretamente na caixa. Quando aplicado como um "filtro de cabo digital", ele seria instalado no conector "cable in" do set-top box ou em um dispositivo divisor de sinal próximo.
Considerações legais
A instalação de um "filtro de cabo digital" com a finalidade de bloquear sinais relacionados ao faturamento Pay Per View foi considerada uma violação da Lei de Política de Comunicações a Cabo e da Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital. Ambas são leis federais com poucos limites à condenação; sentenças conhecidas foram passadas com até 16 anos de prisão e até US$ 2,7 milhões em multas e restituições combinadas.
Aviso e isenção de responsabilidade
As alegações dos fornecedores de "filtro de cabo digital" são enganosas na melhor das hipóteses e criminosas na pior. Embora a compra de tal dispositivo não seja crime, o uso de um "filtro" com o objetivo de evitar cobranças relacionadas ao entretenimento Pay Per View é tão crime quanto qualquer roubo de serviços de TV a cabo.