>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como funciona um cabo Ethernet?


Ethernet refere-se a um conjunto de padrões em tecnologia de rede de computadores. Esse conjunto uniforme de padrões facilita a comunicação entre diversos equipamentos, como computadores pessoais, impressoras e outros dispositivos intermediários. Desde que um dispositivo esteja em conformidade com esse conjunto de padrões, ele pode ser convenientemente adicionado para expandir uma rede existente.

Uma rede de computadores possui uma camada lógica ou de dados (software) e uma camada de link físico (hardware). Na camada lógica ou de dados, o padrão Ethernet define um conjunto de regras chamadas protocolos que governam a maneira como as máquinas conectadas na rede vão se comunicar umas com as outras. A camada de enlace física funciona como o caminho pelo qual os sinais eletrônicos trafegam. O hardware que lida com as conexões físicas entre as máquinas deve estar em conformidade com determinadas categorias de design para se tornar um meio comum.

O cabo Ethernet é um dos equipamentos essenciais na camada física de uma rede. Como novas melhorias são continuamente desenvolvidas para os padrões Ethernet, o hardware também evoluiu. As configurações de Ethernet mais antigas utilizavam cabos coaxiais. As redes atuais usam pares trançados ou cabos de fibra ótica. O cabo de par trançado é tão comumente usado em redes de computadores Ethernet que o termo "cabo Ethernet" passou a se referir diretamente a esse tipo específico de cabo.

Estrutura


O tipo de cabo de par trançado usado para Ethernet é chamado de cabo Categoria 5 ou Cat5. Ele contém oito fios individuais de cobre de calibre 24 agrupados em quatro pares dentro do revestimento do cabo. Cada par é torcido um ao redor do outro; daí o nome "par trançado". Geralmente, três torções são aplicadas para cada polegada do par trançado. O espaçamento real das torções é variado por par. Este método de estrutura de cabeamento reduz as chances de interferência de sinal por fontes externas, como lâmpadas fluorescentes ou rádios, bem como interferência interna ou diafonia de outros pares.

Terminando ambas as extremidades de um cabo de par trançado há um conector 8P8C. 8P8C significa "contato de 8 posições 8". Cada fio em um cabo Cat5 termina em um pino. Os pinos são designados números de 1 a 8 e são emparelhados de forma semelhante aos fios. Esses pinos são pontos de contato e estão dispostos em fila dentro do alojamento do conector. Os plugues de cabo Cat5 só podem ser conectados a soquetes 8P8C estruturados de forma complementar com oito pontos de contato.

Função


Os cabos Cat5 podem ser "diretos" ou "cruzados". Em uma configuração "direto" para plugues e soquetes, os pinos 1 e 2 são usados ​​para transmitir sinais e os pinos 3 e 6 são para receber sinais. Essa configuração de fiação é usada para conectar computadores a outros dispositivos de rede, como hubs ou switches. Em uma configuração "crossover" as atribuições são invertidas para que os pinos do plugue de transmissão se conectem aos pinos do soquete de recepção. Isso é usado para conectar computadores diretamente uns aos outros. Os soquetes de cabo Cat5 também podem ser configurados para crossover interno para receber cabos "diretos". Modelos mais recentes de roteadores, hubs e switches podem alternar automaticamente entre uma configuração "straight-through" e uma "crossover", eliminando a necessidade de usar dois cabos Cat5 diferentes.