Nossa era moderna do computador oferece a opção de capturar, criar, editar e distribuir seus filmes completamente usando tecnologias digitais. Existem muitos formatos de arquivo de vídeo que você pode escolher, cada um com diferentes recursos e benefícios. AVI, MP4 e MPEG estão entre os formatos de arquivo de vídeo que se destacam da multidão em termos de popularidade.
Formatos de contêiner de vídeo
MP4, AVI e MPEG são formatos de arquivo de vídeo, também chamados de "formatos de contêiner". No contexto do vídeo digital, os containers são coleções de arquivos que englobam todos os componentes de um vídeo. Os componentes de MP4, AVI, MPEG e outros contêineres podem incluir informações de vídeo, áudio, legendas e capítulos. Cada formato de contêiner suporta diferentes formatos de vídeo e áudio, tipos de compactação e outros detalhes, dando a cada formato vantagens e desvantagens em relação aos outros.
AVI
O formato AVI da Microsoft é um formato de vídeo não compactado. As técnicas de compactação de vídeo são projetadas para reduzir o tamanho do arquivo, mas, ao fazê-lo, reduzem a qualidade do vídeo. O vídeo armazenado no formato AVI mantém sua qualidade original. No entanto, como não há compactação, o tamanho do arquivo de um vídeo AVI pode ser extremamente grande. O formato AVI suporta uma ampla variedade de formatos de vídeo e áudio e taxas de quadros e bits variáveis. Não suporta menus ou streaming. Esses recursos tornam o AVI um excelente formato para armazenar e editar vídeo, mas um formato ruim para distribuição de vídeo pela Internet ou mídia física.
MP4
MP4, também conhecido como MPEG-4, é um dos mais recentes de uma longa linha de formatos de vídeo MPEG desenvolvidos pelo Moving Picture Experts Group. MP4 suporta compressão, legendas, vários tipos de dados e streaming. Devido à troca eficiente entre qualidade de vídeo e tamanho de arquivo e suporte a streaming, o MP4 é comumente usado para distribuir vídeo pela Internet. Também é comumente suportado em editores de vídeo e permite o uso de codecs de compactação sem perdas, permitindo que você gerencie todo o seu fluxo de trabalho no formato MP4.
MPEG
MPEG é um formato de arquivo de vídeo compactado mais antigo que usa compactação MPEG-1 ou MPEG-2. É comumente usado para distribuir vídeo na Internet e DVDs. Ele não suporta compactação sem perdas e não apresenta algumas das flexibilidades de outros formatos, tornando-o um formato ruim para edição de vídeo. O MPEG tem sido um padrão há muito tempo, é bem suportado na maioria dos navegadores e players de vídeo e suporta streaming, tornando-o uma boa opção para distribuição de vídeo de produto final via Internet e DVD.
Escolhendo um formato de arquivo de vídeo
A consideração final ao escolher entre AVI, MP4 e MPEG é como você planeja usar o arquivo de vídeo. Como cineasta realizando extensa criação e edição de vídeo, AVI ou MP4 servirão bem ao seu propósito. MP4 ou MPEG são bons formatos para distribuir seu trabalho finalizado em seu site. MPEG é a escolha popular para criar arquivos de vídeo convertidos de DVDs. Pontos adicionais a serem considerados são suas ferramentas de software, armazenamento de arquivos disponível e recursos de vídeo necessários.