Os melhores dados do universo não têm muita utilidade se não forem processados. O processamento de dados refere-se a métodos que pegam os dados brutos e os transformam em informações utilizáveis. Papel e lápis podem funcionar, mas no século 21, a análise de dados geralmente depende de computadores. Para processar dados por computador, eles devem ser coletados, verificados quanto à precisão e inseridos no computador primeiro.
Processamento em lote
O processamento em lote é um trabalho pesado, a forma mais simples de processamento de dados. É útil quando uma organização tem um grande volume de dados que podem ser agrupados em uma ou duas categorias. Uma loja, por exemplo, pode processar em lote suas transações no final do dia ou da semana, enviando os resultados para a matriz. Se as informações não precisarem ser atualizadas para cada alteração, o processamento em lote será rápido o suficiente.
Processamento em tempo real
Às vezes, o processamento em lote não é rápido o suficiente. Os métodos de processamento em tempo real lidam com dados quando eles exigem um retorno instantâneo. Se alguém compra uma passagem aérea ou cancela uma reserva, por exemplo, a companhia aérea precisa atualizar seus registros instantaneamente. Um sistema de radar deve fornecer feedback imediato ao operador sobre o que detecta; um caixa eletrônico deve processar seu pedido de dinheiro imediatamente. Onde o processamento em lote lida com grandes cargas de dados em horários especificados, o processamento em tempo real é contínuo.
Mineração de dados
A mineração de dados obtém dados de várias fontes e pools e os combina para procurar correlações. Por exemplo, uma cadeia de supermercados pode analisar as compras dos clientes e descobrir que os clientes que compram cereais geralmente compram bananas para acompanhar. A rede pode usar essa informação para aumentar as vendas, talvez colocando bananas perto do cereal para incentivar mais compras conjuntas. A rede também pode rastrear quais itens vendem melhor quando a loja oferece cupons ou realiza vendas.
Processamento estatístico
O processamento estatístico envolve um processamento pesado de números. Uma empresa que sabe que está ocupada na sexta-feira pode usar o processamento estatístico para calcular o efeito de diferentes variáveis. Parte da pressa pode ser devido a clientes com pedidos de última hora, por exemplo, enquanto outra parte pode ser resultado de funcionários que faltam no início da semana. Saber a causa ajuda a empresa a lidar com a correria. As estatísticas também facilitam a comparação de dados de empresas de tamanhos diferentes ou cidades de tamanhos diferentes.