Os vírus não são o único problema com o qual os usuários de computador devem se preocupar. Os usuários também devem se preocupar com a segurança de suas informações armazenadas e, em alguns casos, devem se preocupar com outros monitorando o uso do computador. Às vezes, é um namorado ou namorada ciumento, mas também pode ser um hacker tentando roubar suas informações pessoais.
Etapa 1
Verifique seus programas instalados. Se você vir algo que não instalou e não faz parte do Windows, use a opção remover programa. Muitas vezes, quem instala esses programas não espera que o usuário os procure, por isso não os oculta.
Etapa 2
Verifique sua barra de tarefas. Esses programas devem estar sempre em execução para monitorá-lo. Haverá um ícone para ele na sua barra de tarefas. Não se esqueça de verificar os ocultos clicando no sinal "menor que" na barra.
Etapa 3
Verifique as portas abertas. Aqueles que desejam ocultar o software entrarão por uma porta aberta que não está bloqueada por um firewall. Clique em “Iniciar”, vá para o “Painel de controle” e selecione “Firewall do Windows”. Clique em "Extensões" e veja quais itens estão marcados. Se um item for verificado, ele está entrando por um firewall. Remova qualquer um que você não reconheça.
Etapa 4
Confira os processos. Faça isso pressionando “Ctrl”, “Shift” e “Esc” ao mesmo tempo. Clique na guia processos. Os únicos nomes de usuário que devem ser listados são o nome do seu computador, serviço local, serviço de rede e sistema. Se houver mais alguma coisa, alguém está monitorando seu computador.
Dica
Use software antivírus. Isso geralmente manterá esse tipo de conteúdo fora do seu computador.
Coloque uma senha que só você saberá para impedir que outras pessoas façam login e instalem software em seu computador.
Aviso
O software antivírus precisa ser atualizado regularmente.
Use um software de remoção de spyware, como o Spybot.