A criação de um link para outra célula espelha o valor da origem na célula vinculada, mesmo que a origem seja alterada posteriormente. Você pode codificar manualmente referências absolutas ou relativas a células de origem que residem na mesma planilha, planilhas diferentes ou até mesmo pastas de trabalho diferentes. No entanto, se preferir o mouse ao teclado, você pode usar uma seleção de mouse ou a função Colar Link para adicionar a referência para você.
Entendendo o Absoluto vs. Referências relativas
Se você copiar uma fórmula contendo uma referência relativa a outro local, incluindo uma fórmula de vinculação simples "=A1", a fórmula será alterada para refletir o novo local. Por exemplo, se você copiou "=A1" para a próxima célula, ela se torna "=A2". Isso é bom se você quiser criar vários links para células diferentes, mas se quiser manter a mesma referência, precisará usar uma referência absoluta. Ao adicionar um cifrão na frente da letra da coluna e do número da linha, como "=$A$1", você a torna uma referência absoluta imutável. Você também pode destacar uma referência dentro de uma fórmula e pressionar "F4" para alternar entre referências relativas e absolutas, ou uma combinação delas.
Digitando diretamente referências
Se preferir digitar a clicar, você pode inserir referências diretamente, desde que saiba a localização exata da célula de origem. Para fazer referência a uma célula na mesma planilha, basta digitar "=A1" (sem aspas aqui e ao longo) para estabelecer um link, mas altere "A1" para fazer referência à célula que contém o valor de origem. Se a célula de origem residir em uma planilha diferente, use o formato "=SheetName!A1." Você também pode vincular uma pasta de trabalho diferente do Excel usando o formato "=[FileName.xlsx]SheetName!A1."
Referência com o mouse
Muitas vezes, é melhor selecionar o arquivo de origem com o mouse, pois isso evita o trabalho de digitação e garante que você use a referência e o formato corretos. Basta digitar um sinal de igual em uma célula vazia, passar para a outra pasta de trabalho ou planilha e clicar na célula de origem para inserir automaticamente a referência. Quando você pressiona "Enter", o link é estabelecido para a célula selecionada. Se você estiver vinculando uma célula em outra pasta de trabalho, salve ambas as pastas de trabalho primeiro, para que o Excel use o nome de arquivo correto.
Usando Colar Link para Estabelecer Links
Em vez de iniciar a referência e alternar para a célula de origem, você pode efetivamente trabalhar ao contrário. Realce a célula de origem e pressione "Ctrl-C" para copiá-la. Selecione a célula onde você deseja que o link seja estabelecido, clique na seta suspensa "Colar" no grupo Área de transferência da guia Início e selecione o ícone "Colar link". Você também pode pressionar "N" quando o menu suspenso Colar estiver ativado para colar o link.
Preocupações finais
Na primeira vez que você abrir uma pasta de trabalho vinculada a outra pasta de trabalho, poderá receber um aviso de segurança. Clique em "Ativar" para reativar os links. Se a pasta de trabalho de origem estiver protegida por senha, você será solicitado a fornecer a senha. Se você moveu ou renomeou a pasta de trabalho de origem após estabelecer o link, o link não funcionará mais, mas o Excel avisa sobre esse cenário e oferece a opção de editar links por meio de uma caixa de diálogo pop-up.