De acordo com a Electronic Technicians Association, uma das principais causas de falha no cabo de fibra óptica é o "desbotamento da retroescavadeira", um termo técnico que significa que alguém usando uma retroescavadeira cortou seu cabo. Se isso aconteceu em uma propriedade que você possui, encontrar a ruptura é fácil:procure a retroescavadeira. Outras causas, porém, podem não ter soluções fáceis. As toupeiras adoram mastigar cabos de fibra óptica e, infelizmente, são um pouco mais difíceis de ver do que um equipamento pesado. Isso significa que encontrar a ruptura se torna um processo caro por causa do equipamento envolvido.
Etapa 1
Encontre a ruptura em seu cabo. Os técnicos de fibra óptica usam um dispositivo chamado refletômetro óptico no domínio do tempo (OTDR). Quando conectado a um cabo de fibra óptica, o OTDR funciona como um radar, enviando um pulso de luz pelo cabo, que é refletido de volta ao dispositivo quando ocorre uma interrupção. Isso informa ao técnico a que distância da linha do cabo a ruptura está localizada.
Etapa 2
Desenterre o cabo no local que o OTDR identificou como sendo o local da ruptura no cabo de fibra óptica.
Etapa 3
Prepare a fibra descascando cerca de 9 pés do cabo com o cabo de corte e retire cuidadosamente a capa para expor os tubos de fibra óptica dentro e remova a capa em excesso. Limpe o gel de cabo com removedor de gel de cabo, cortando qualquer fio ou bainha e separe os tubos de fibra. Tente não danificar o membro de força, pois é necessário segurar o cabo no invólucro da emenda.
Etapa 4
Use a ferramenta de remoção de revestimento de fibra para expor 2 polegadas de revestimento de fibra e limpe todas as fibras no tubo com removedor de gel de cabo. Usando o cutelo de fibra de alta precisão, corte as extremidades danificadas das fibras. Se você planeja fazer uma emenda de fusão, coloque uma luva protetora de emenda de fusão na fibra e limpe a fibra descascada com lenços sem fiapos embebidos em álcool doméstico. Se você planeja fazer uma conexão mecânica, coloque os conectores de fibra óptica de conexão rápida na fibra e limpe a fibra descascada usando lenços sem fiapos e álcool. Não deixe a fibra tocar em nada. Repita este processo, inserindo as fibras na manga protetora de emenda de fusão correspondente ou nos conectores de fibra óptica de conexão rápida. Se você estiver usando conectores de conexão rápida, isso conclui o processo de emenda.
Etapa 5
Coloque as fibras a serem emendadas na máquina de emenda de fusão se você estiver fazendo uma emenda de fusão e dispare a máquina de emenda de acordo com o manual. Em seguida, mova o conector de fusão (com suas fibras associadas) no forno termorretrátil e pressione o botão para termorretrair o conector de fusão no lugar nas fibras fundidas. A emenda por fusão é um pouco superior à emenda mecânica, pois sua perda de sinal (inserção) é menor que 0,1 decibéis (dB); a conexão mecânica tem uma perda de inserção inferior a 0,5 dB. Verifique a conexão de fibra óptica com o OTDR. Coloque as emendas no gabinete de emenda, feche o gabinete e enterre novamente o cabo.
Dica
Os conectores mecânicos - os conectores de fibra óptica de conexão rápida - são mais simples e seguros. A perda de qualidade como resultado do uso de conectores mecânicos é insignificante.
Aviso
O splicer de fusão óptica gera uma pequena explosão elétrica para fundir as extremidades das fibras; o termorretrátil gera calor suficiente para queimar uma mão.
Ao manusear o cabo de fibra óptica, não permita que o cabo exceda seu raio de curvatura.