Um microprocessador controla todas as funções da CPU, ou unidade central de processamento, de um computador ou outro dispositivo digital. O microprocessador funciona como um cérebro artificial. Toda a função da CPU é controlada por um único circuito integrado. O microprocessador é programado para dar e receber instruções de outros componentes do dispositivo. O sistema pode controlar tudo, desde pequenos dispositivos, como calculadoras e telefones celulares, até grandes automóveis.
História
Três empresas - Intel, Texas Instruments e Garrett Air Research - desenvolveram microprocessadores no mesmo período. O microprocessador 4004 da Intel é geralmente aceito como o primeiro microprocessador. O produto foi apresentado pela empresa em 1971. O microprocessador surgiu em 1969 quando uma empresa japonesa de calculadoras chamada Busicom exigiu o desenvolvimento de um pequeno circuito para controlar as calculadoras feitas por eles.
Recursos
Os microprocessadores funcionam com base na lógica digital. Os três componentes que formam as principais características do microprocessador são um conjunto de instruções digitais, uma certa largura de banda e velocidade de clock que mede o número de instruções que um microprocessador pode executar. Uma série de instruções de máquina digital são recebidas pelo microprocessador. A ALU, ou unidade lógica aritmética, do processador faz uma série de cálculos com base nas instruções recebidas. Além disso, a unidade move os dados de uma memória para outra e tem a capacidade de saltar de um conjunto de instruções para outro.
Função
O microprocessador funciona através de duas memórias. A memória somente leitura, ou ROM, é um programa com um conjunto fixo de instruções e é programado com um conjunto fixo de bytes. A outra memória é a RAM, ou memória de acesso aleatório. O número de bytes nesta memória é variável e dura um curto período. Se a energia for desligada, a RAM será eliminada. A ROM tem um pequeno programa dentro dela chamado BIOS, ou o sistema básico de entrada e saída. O BIOS testa o hardware na máquina quando ela é inicializada. Em seguida, ele busca outro programa na ROM chamado setor de inicialização. Este programa do setor de inicialização executa uma série de instruções que ajudam a utilizar o computador de forma eficaz.
Considerações
Os computadores não são apenas processadores de dados. Os microprocessadores devem ser capazes de executar instruções em formatos de dados, áudio e vídeo. Eles devem suportar uma variedade de efeitos multimídia. Um microprocessador de 32 bits é essencial para suportar software multimídia. Com o advento da internet, os microprocessadores deveriam ter capacidade para suportar memória virtual e memória física. Eles devem ser capazes de trabalhar com DSP ou processadores de sinal digital para lidar com formatos de áudio e vídeo e reprodução. Microprocessadores rápidos não requerem um DSP.
Potencial
Nesta era digital, existem muito poucos gadgets que não contêm um microprocessador. Avanços na medicina, previsão do tempo, automóveis, comunicações, design e experimentos científicos foram os resultados do desenvolvimento de aparelhos digitais com microprocessadores. A automação para trabalhos manuais difíceis é possível por causa do microprocessador. A lógica digital dos microprocessadores levou a uma maior eficiência e velocidade em todos os aspectos da vida. O potencial de uso do microprocessador é, portanto, imenso. Os microprocessadores garantem máquinas portáteis, sistemas de imagem e comunicação mais leves que melhorarão os estilos de vida em escala global.