A unidade central de processamento do seu computador é efetivamente o cérebro da máquina. Ele coordena a atividade entre seus aplicativos, seu sistema operacional, seu hardware e tudo mais em que seu computador depende para funcionar. Se sua CPU estiver travada em 100 por cento de uso, você experimentará lentidão dramática com possíveis travamentos e congelamentos. Reduzir o uso da CPU exige que você faça um balanço cuidadoso dos aplicativos em execução e do estado do hardware do computador.
Etapa 1
Abra o aplicativo Gerenciador de Tarefas do seu PC pressionando “Ctrl-Shift-Esc”. O Gerenciador de Tarefas às vezes pode levar alguns segundos para aparecer. Alternativamente, pressione “Ctrl-Alt-Delete” para abrir o menu do sistema Windows e clique em “Gerenciador de Tarefas”.
Etapa 2
Clique na guia "Processos". Em seguida, clique em "CPU" para classificar a lista de aplicativos por uso de CPU.
Etapa 3
Leia os processos em execução para ver qual deles está usando a maior parte da energia da CPU. Dependendo da configuração do seu PC, 100 por cento de uso da CPU não deve ocorrer, a menos que um programa esteja atualizando ou executando cálculos pesados (atualizações do Windows, por exemplo, ou software de animação 3D criando imagens renderizadas).
Etapa 4
Clique com o botão direito do mouse no aplicativo incorreto e selecione "Finalizar tarefa" para desligá-lo.
Dica
As atualizações do sistema e do software podem fazer com que sua CPU atinja 100% de uso. O Gerenciador de Tarefas mostrará se o Windows ou seus aplicativos estão executando uma atualização em segundo plano.
Às vezes, vírus e outros malwares também podem forçar sua CPU a 100% de uso. Execute uma varredura completa do sistema para remover isso como uma possibilidade.
O envelhecimento do hardware é outra causa comum de alto uso da CPU. Se você está tentando jogar videogame, assistir a filmes em HD ou executar software de última geração e descobrir que está maximizando sua CPU, talvez seja hora de uma atualização.
Fechar aplicativos desnecessários e focar em um ou dois de cada vez pode ajudar a reduzir a carga de trabalho da sua CPU.
Aviso
O comando “Finalizar tarefa” pode causar instabilidade no sistema se você o usar para encerrar uma tarefa importante do sistema; não encerre manualmente uma tarefa se você não souber qual aplicativo a está usando. O comando “Finalizar tarefa” também despejará qualquer trabalho não salvo que você tenha no aplicativo em questão.
As informações neste artigo se aplicam a computadores que executam o Windows 8. Elas podem variar ligeiramente ou significativamente com outras versões ou produtos.