Beta mede a volatilidade de um título da empresa em relação a um benchmark, como o S&P 500. Um beta de 1 significa que o preço do título e o mercado flutuam na mesma taxa. Um beta maior que 1 indica que a ação é mais volátil do que o mercado geral, enquanto um beta menor que 1 significa que a ação é menos volátil. Você pode calcular o beta de um título no Microsoft Excel usando a função SLOPE.
Etapa 1
Abra uma nova planilha no Excel. Insira os dados históricos da ação e do benchmark em duas colunas. Como exemplo, insira os dados de estoque nas células A1 a A10 e os dados de referência correspondentes nas células C1 a C10.
Etapa 2
Clique na célula vazia B2 e calcule a variação percentual dos dados do preço da ação digitando a fórmula "=((A2-A1)/A2)*100". Mova o mouse para o canto inferior direito da célula B2 até ver um sinal "+". Arraste o mouse até a célula B10 para copiar a fórmula para as outras células.
Etapa 3
Repita a Etapa 2 para calcular a alteração percentual para os dados de referência. Desta vez, digite a fórmula "=((C2-C1)/C2)*100" na célula D2 e copie-a na coluna D para a célula D10.
Etapa 4
Calcule o beta usando a função SLOPE para comparar o intervalo das variações percentuais no preço das ações e no índice de referência. Para o exemplo acima, clique em uma célula vazia e digite a fórmula "=SLOPE(C2:C10,D2:D10)". O resultado beta aparecerá na célula selecionada.