Este artigo ajudará a identificar os cabos de dados internos do disco rígido. Existem três tipos principais de cabos:IDE/PATA, SATA e SCSI.
Significado
Existem vários tipos de discos rígidos e todos eles exigem cabos de dados diferentes. Para conectar um disco rígido a um computador, deve-se ter os cabos adequados e conectá-los nos locais apropriados.
Plano de fundo
Existem três tipos principais de cabos de dados de disco rígido:IDE/PATA, SATA e SCSI. As unidades IDE (Integrated Drive Electronics), também conhecidas como unidades PATA (Parallel AT Attachment), são comumente encontradas em computadores pessoais. No entanto, os fabricantes raramente instalam unidades IDE/PATA em novos computadores pessoais desde o início de 2009:Essas unidades geralmente são encontradas apenas em computadores mais antigos. A tecnologia IDE/PATA foi projetada em 1986 e foi substituída principalmente pela tecnologia SATA em novos computadores pessoais. As unidades SATA (Serial Advanced Technology Attachment) também são comumente encontradas em computadores pessoais; sua tecnologia foi desenvolvida em 2003. As unidades SCSI (Small Computer System Interface) geralmente são encontradas apenas em computadores servidores/mainframes de última geração. Embora a tecnologia SCSI exista desde 1981, ela foi revisada várias vezes desde então; As unidades SCSI ainda são usadas hoje.
Cabo IDE/PATA
Um cabo de disco rígido IDE/PATA é um cabo de fita contendo 40 pinos. Um ou dois dispositivos podem ser conectados a um cabo IDE/PATA e os dispositivos não precisam ser do mesmo tipo. Por exemplo, uma unidade de DVD-R IDE/PATA pode ser conectada junto com uma unidade de disco rígido IDE/PATA no mesmo cabo.
Cabo SATA
Um cabo de disco rígido SATA tem sete condutores e é menor que um cabo IDE/PATA. Um cabo SATA conecta um único disco rígido a um único conector no controlador SATA, que geralmente é encontrado na placa-mãe do computador.
Cabo SCSI
Os cabos SCSI são semelhantes aos cabos IDE/PATA, pois ambas as unidades usam cabos de fita. No entanto, os cabos SCSI têm mais pinos do que os cabos IDE. Dependendo da interface SCSI, um cabo SCSI pode ter 50 ou 68 pinos (unidades IDE/PATA têm 40). Assim como o IDE, vários dispositivos SCSI podem ser conectados a um único canal por meio de "encadeamento em série". Dependendo da interface SCSI, até 7 ou 15 dispositivos podem ser conectados a um único canal SCSI.