As barras de erro são expressas como a porcentagem de valores de erro possíveis para cada ponto de dados em um gráfico bidimensional. Eles ajudam a indicar se existem diferenças significativas entre duas variáveis que estão sendo comparadas. As barras de erro padrão representam o desvio padrão da média. Calcular erros padrão e desenhar as barras manualmente pode ser tedioso. O Microsoft Excel facilita essa tarefa com o recurso da barra de erro padrão. Saiba como adicionar e personalizar barras de erro padrão em gráficos usando o Microsoft Excel.
Etapa 1
Abra uma nova pasta de trabalho no Microsoft Excel. Insira os pontos de dados nas células duas colunas abaixo. Por exemplo, se quisermos traçar o número de alunos que obtiveram uma certa nota média no exame, listaremos o número de alunos na coluna A e a nota média na coluna B.
Etapa 2
Realce os dados em ambas as colunas. Vá para a guia "Inserir" e escolha um tipo de gráfico. Por exemplo, podemos escolher um gráfico de dispersão para plotar os dados.
Etapa 3
Clique em um ponto de dados para selecionar todos os pontos de dados no gráfico ou clique duas vezes em um ponto de dados para selecionar apenas esse ponto de dados. Você pode ter barras de erro padrão para um ponto de dados ou todos os pontos de dados.
Etapa 4
Vá para a guia "Layout" em Ferramentas de gráfico e clique em "Barras de erro". Selecione "Barras de erro com erro padrão".
Etapa 5
Clique no menu "Barras de erro" e selecione "Mais opções da barra de erro". Você pode alterar a direção das barras de erro, o estilo final e a quantidade de erro. A cor da linha, estilo e sombra também podem ser personalizados.